Ciência da Computação | Uniandrade


MATUTINO


  

NOTURNO






Habilitação
: Bacharelado
Reconhecido: Reconhecido pela Portaria MEC 2991 de 30/8/2005; D.O.U. 01/9/2005.
Coordenação Geral: Professor Mestre Edgar Cabral
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6193035681274281
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Regime Acadêmico: Semestral
Tempo de Integralização: 4 anos
Turno de Funcionamento: Matutino e Noturno 


CONCEPÇÃO
Idealizado com o compromisso de promover a formação abrangente e fundamentada na área de tecnologia da informação, o curso de Ciência da Computação da UNIANDRADE está comprometido com a realidade mercadológica de Curitiba e fomenta as condições necessárias para a viabilização de uma educação de qualidade, em observância aos padrões exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) e as recomendações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Neste sentido, tem como finalidade formar profissionais da Ciência da Computação envolvidos e sintonizados com os avanços tecnológicos capazes de contribuir para o progresso e desenvolvimento sustentável do país e em especial, da região de Curitiba, baseada em uma formação técnica, científica, cidadã e ética.

OBJETIVOS
O objetivo do curso de Ciência da Computação é formar profissionais de qualidade com sólidos conhecimentos científicos e técnicos em computação, conciliando teoria e prática com as necessidades e evolução do mercado.

MERCADO DE TRABALHO
Apesar do baixo crescimento econômico no mercado brasileiro, a área de TI tem grandes chances de continuar crescendo neste ano. Segundo a IDC, empresa de consultoria e pesquisa de mercado, o segmento de Tecnologia da Informação no Brasil poderá ficar bem acima do PIB do país e deverá terminar o ano de 2015 como o 6º setor com mais investimentos. Ainda assim, para a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a contratação de profissionais de TI deve ter um aumento de 30% até 2016. Este cenário favorece o surgimento de novas vagas de trabalho para os profissionais da área de Ciência da Computação com ganhos estimados entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00 mensais em início de carreira. 

Ref.: EXAME.com - Mercado de TI brasileiro cresce e pode ficar acima do PIB em 2015

ÁREA DE ATUAÇÃO
O profissional de Ciência da Computação poderá atuar nos diversos segmentos do mercado, incluindo desenvolvimento de software, consultoria, análise de sistemas, segurança da informação, governança em TI, análise de negócios, cloud computing, entretenimento, desenvolvimento de aplicativos para sistemas móveis, mídias sociais, entre outras. Além disso, este profissional precisa ser determinado e desenvolver habilidades e competências além das técnicas, como flexibilidade perante as contínuas transformações da área de TI, gerenciais, de negociação, comunicação e criatividade.

Ref.: EXAME.com - Mercado de TI brasileiro cresce e pode ficar acima do PIB em 2015


MATRIZ CURRICULAR
Carga Horária (CH) Total: 3624 horas
CH Disciplinas presenciais: 2508 horas 
CH Disciplinas online (à distância): 396 horas 
CH Estágio Supervisionado (obrigatório): 360 horas 
CH Atividades Complementares (obrigatória): 360 horas

DISCIPLINAS ONLINE
As disciplinas online ofertadas no Curso de Ciência da Computação estão fundamentadas na portaria 4059 de 2004 do Ministério da Educação (MEC). Desta forma, a instituição, por meio do seu Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), promove o autoestudo de 20% da carga horária total do curso no formato e-learning (a distância). Assim, de forma intuitiva e amigável, o aluno assiste às aulas em local e horário que melhor for confortável e conveniente.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O estágio supervisionado é uma das maneiras de propiciar ao aluno a vivência profissional em sua área de formação, pois o coloca em contato direto com a realidade de sua área e com o mercado de trabalho. Além das questões técnicas em seu ambiente de estágio, o discente possui mais chances de aperfeiçoar e desenvolver suas habilidades e competências humanas, sociais e culturais. O estágio supervisionado é obrigatório para obtenção do título de Bacharel em Ciência da Computação da UNIANDRADE.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As atividades complementares extracurriculares são pertinentes à formação do profissional de Ciência da Computação e complementam o desenvolvimento das habilidades e competências essenciais para a sua formação no decorrer de sua trajetória acadêmica. Mesmo não sendo parte integrante das disciplinas da matriz curricular do curso, são atividades obrigatórias para obtenção do título de Bacharel em Ciência da Computação da UNIANDRADE. Considera-se como atividade complementar: cursos de extensão, pesquisa científica, trabalhos voluntários, iniciação à docência, participação em eventos, publicações e vivência profissional complementar, todos estes voltados à área de tecnologia da informação. O Estágio Supervisionado é carga horária curricular e não poderá ser considerado como atividade complementar.

DISCIPLINAS

Administração das organizações
Álgebra e sistemas lineares
Arquitetura e organização de computadores
Auditoria e segurança de sistemas
Bases mercadológicas da tecnologia da informação
Cálculo I
Cálculo II
Compiladores
Computação gráfica
Criatividade e inovação
Educação das relações étnico raciais (online)
Eletrônica básica e digital
Empreendedorismo (online)
Engenharia de software I
Engenharia de software II
Estágio supervisionado I
Estágio supervisionado II
Estatística e probabilidade
Estrutura de dados
Ética profissional
Física aplicada (vetores e eletromagnetismo)
Fundamentos da física e da matemática
Fundamentos da programação distribuída
Inglês técnico
Inteligência artificial
Interface homem máquina
Introdução ao banco de dados
Leitura e produção de texto
Linguagem de programação I (algorítmos e lógica)
Linguagem de programação II (linguagem c)
Linguagem de programação III (introdução a orientação objetos)
Linguagem de programação IV (orientação a objetos)
Linguagem de programação V
Linguagens formais, autômatos e computabilidade
Metodologia e técnica de pesquisa (online)
Novas tecnologias da informação e comunicação (online)
Pesquisa e ordenação
Politicas publica e meio ambiente (online)
Processamento de imagens
Redes de computadores
Sistemas digitais
Sistemas operacionais
Solução criativa de problemas (online)
Teoria dos grafos
Tópicos especiais em ciência da computação
Verificação, validação e teste de software
*Disciplina de Libras ofertada como optativa


** ENADE: Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o ENADE constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao ENADE não podendo colar grau.
Ref: http://portal.inep.gov.br/enade/perguntas-frequentes



Tel.: (41) 3219 - 4290
Todos os Direitos Reservados - Centro Universitário Campos de Andrade
R. Marumby, nº283 - CEP: 81220-090 - Santa Quitéria - Curitiba - PR - Como chegar?
Al. Dr. Muricy, nº700/706 - CEP: 80020-040 - Centro - Curitiba - PR - Tel.: (41) 3012 - 3350 Como chegar?