Design de Interiores | Uniandrade


DIURNO



NOTURNO






Categoria
: Graduação

Habilitação: Tecnólogo

Coordenação: Rosângela Fayet (Pretta Fayet)

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Autorização do Curso: Autorizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de 14/03/2012, por meio da autonomia concedida pelo Decreto 083/99 de 11/2/1999.

Regime Acadêmico: Semestral

Turno de Funcionamento: Matutino e Noturno

Carga Horária Total: 2.076 horas

Atividades Complementares: 360 horas

Tempo de Integralização: 2 anos


CONCEPÇÃO

O Centro Universitário Campos de Andrade – UNIANDRADE, ao propor o Curso Tecnólogo em Design de Interiores, tem como objetivo habilitar o profissional para trabalhar com todo o processo de criação e desenvolvimento de projetos que contemplem estética, ergonomia, funcionalidade e técnica sempre em busca de um resultado eficiente e preservando o meio ambiente. Este Curso Tecnológico envolve estudos teóricos e práticos da criação e desenvolvimento de especialidades vinculadas aos setores comerciais, residenciais, industriais, de serviços, eventos e exposições; aborda questões de comunicação visual, materiais e desenvolvimento e exposição de produtos e vitrines, levando em conta a necessidade de melhoria da qualidade de vida o programa está voltado para a holística, considerando a integração homem / ambiente. Desta forma, pretende-se formar um profissional não somente com o domínio de técnicas e práticas tecnológicas, mas voltado para preocupações com os aspectos ergonômicos do relacionamento do ser humano com o ambiente que o envolve.

OBJETIVOS

Tecnólogo em Design de Interiores, tem como objetivo habilitar o profissional para trabalhar com todo o processo de criação e desenvolvimento de projetos de design de interiores que contemplem estética, ergonomia, funcionalidade, plástica e técnica sempre em busca de um resultado eficiente e preservando o meio ambiente.

O aluno terá uma formação dinâmica, aberta à inovações tecnológicas, trazendo para o processo de criação a diversidade cultural. Reconhecerá o valor das artes, da história da arte, da arquitetura e do mobiliário, da sociedade e do ser humano. Desenvolverá o espírito do trabalho em equipe; realizará projetos residenciais e corporativos. Terá oportunidade de vivenciar e solucionar problemas que fazem parte da realidade de projetos, tornando-o um profissional qualificado, dinâmico e bem preparado para as constantes mudanças no setor.

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Design de Interiores fornece ao aluno egresso um repertório para torná-lo apto a desenvolver projetos de interiores comerciais, residenciais ou de ambientes promocionais e expositivos, e atuar profissionalmente, onde estejam evidenciadas necessidades de suas competências e habilidades. O profissional formado no curso superior de tecnologia será capaz de perceber e especificar possíveis soluções para os ambientes atendendo seu target, elaborar projetos de interiores, equacionando fatores estéticos, ergonômicos e técnicos, considerando também questões socioculturais e econômicas.

O profissional que almejamos formar será um profissional que acompanha as tendências de comportamento, formas, cores, texturas e acabamento; representa e expressa o projeto  de interiores graficamente de forma bi e tridimensional, em  plantas baixas, cortes e perspectivas; projeção de ocupação, mobiliário e fluxos proposto, e análise de viabilidade e funcionalidade do projeto, para atender todas necessidades do cliente.

O perfil do Egresso que a UNIANDRADE pretende formar é:

O profissional capacitado para enfrentar os desafios do século XXI, de quem será exigido as seguintes competências e habilidades:

  • Conduta pautada pela ética e pela preocupação com as questões e responsabilidades sociais;
  • Atuação crítica, autônoma e criativa, visando ao desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis;
  • Domínio da comunicação em língua nacional e das ferramentas facilitadoras e modernizadoras do acesso ao conhecimento, para o desempenho das atividades profissionais;
  • Análise, contextualização, diagnóstico e apresentação de soluções para situações previstas e imprevistas, rotineiras e inusitadas, avaliando os impactos decorrentes;
  • Percepção da aprendizagem como um processo autônomo e contínuo com vistas ao aprimoramento constante do conhecimento e sua aplicação;
  • Atuação integrada, participativa e cooperativa em equipes interdisciplinares;
  • Compreensão do meio ambiente, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos;
  • Conhecimento da realidade regional, nacional e internacional, para a formação de uma nova consciência, afinada com a sociedade em uma perspectiva global;

O egresso do Núcleo de Tecnologia deverá ser dotado de sólido conhecimento, atuar de forma inovadora e racional, respeitar o direito à vida e ao bem-estar das pessoas e, dentro de sua área de atuação, constituir-se pessoal e profissionalmente, num agente transformador da sociedade. Deverá, ainda, ter condições de empreender sobre sua área de atuação, com o auxílio de tecnologias adequadas.

Em relação ao trabalho em equipe, o egresso formado pela UNIANDRADE deve:

  • Desenvolver trabalhos em equipes transdisciplinares;
  • Expressar-se com clareza e precisão;
  • Compreender, criticar e utilizar novas ideias.

MATRIZ CURRICULAR

Teoria do Design
Estética e Percepção Visual
História da Arte e Teoria da Cor
Pesquisa de Mercado e Ecodesign
Leitura e Produção de Texto
Estudos Antropológicos e Sociológicos
Desenho arquitetônico e perspectiva
Introdução ao Projeto de Design
História do Mobiliário e da Arquitetura
Meios de Expressão e Maquetes Projetuais
Informática Aplicada CAD, 3D e Arte Final
Ergonomia, Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustentável
Projeto Comercial
Ergonomia
Tecnologia em construção - materiais, instalações e revestimentos
Conforto térmico e ambiental
Projeto Residencial
Educação das Relações Etno-Raciais
Paisagismo
Desenho de produto - mobiliário, artefatos, acessórios e executivo 
Gestão em Design de Interiores e Portfólio
Tópicos Especiais em Design de Interiores - ética, legislação, imposto, remuneração, orçamento e fiscalização de obra
Projeto Final de Design
Empreendedorismo

Disciplinas Optativas

Gestão de Pessoas
Informática Aplicada
Detalhamento de Projeto de Mobiliário
Iluminação Residencial e Comercial para Ambientes Internos
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

ÁREA DE ATUAÇÃO

Atualmente, como o profissional não atua somente em projetos comerciais, corporativos, de serviços e industriais, podemos destacar também as áreas de planejamento de exposições e eventos, cenografia, soluções inovadoras e criativas, e especificação de materiais e tecnologias. Apesar da concorrência acentuada, a procura para se ter um designer de interiores é cada vez maior, pois o designer pode facilmente se destacar dos outros profissionais pela criatividade. O mercado tem procurado profissional que tenham bastante prática e, por isso, estar sempre em contato com a profissão é muito importante.

Podemos destacar dentre as demandas na área de Interiores os seguintes setores:

  • Escritório próprio;
  • Escritório de arquitetura e design de interiores,
  • Órgãos públicos e privados;
  • Lojas de móveis e decoração;
  • Construtoras e empreiteiras;
  • Indústria de Móveis e acessórios;
  • Administração: empresário, comprador de móveis e acessórios, gerente de interiores, gerente de produto, gestor de design;
  • Design & Criação: designer de produto, designer de acessórios, desenvolvimento de produto;
  • Informática: desenhista técnico, designer de estampa, papel de parede etc;
  • Pesquisa: professor, coordenador, pesquisa de tendência.
  • Teatro, TV & Cinema: cenografia.

 

O dia-a-dia do Designer de Interiores envolve atividades de pesquisa e estudo para elaboração de projetos. A partir de um briefing com clientes, são desenvolvidas propostas de projeto apresentadas ao cliente, em forma de plantas: layouts, piso e civil, paredes, forro, iluminação, hidráulica, elétrica, detalhamento, perspectivas e maquetes, além dos orçamentos para a execução do mesmo. A partir da aprovação dos estudos pelo cliente são executados os projetos finais, contratada a mão de obra necessária, com documentos gráficos e técnicos para a perfeita execução do projeto.


Conheça a Uniandrade

 




DEZEMBRO

01 a 07
- Avaliação Global (Não há segunda chamada)

08 - Realização do Exame final das disciplinas EaD

10 - Último dia para divulgação dos Exames Finais

12 a 17 - Realização de Exame Final

19 - Último dia para lançar as notas no sistema

Tel.: (41) 3219 - 4290
Todos os Direitos Reservados - Centro Universitário Campos de Andrade
R. Marumby, nº283 - CEP: 81220-090 - Santa Quitéria - Curitiba - PR - Como chegar?
Al. Dr. Muricy, nº700/706 - CEP: 80020-040 - Centro - Curitiba - PR - Tel.: (41) 3012 - 3350 Como chegar?