Educação Física (Bacharelado) | Uniandrade


MATUTINO

 
NOTURNO






Documentos Referentes ao Estágio

Reconhecimento: 
Renovado Reconhecimento pela Portaria MEC 818 de 30/12/2014

Coordenador
: Ricardo Battisti Archer

E-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Formação Acadêmica: Graduação: Educação Física, Universidade Federal do Paraná, UTP, 1979. Licenciatura: Psicologia – Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, 1980. Bacharelado: Psicologia – Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, 1980. Especialização: Educação Física em Educação especial, Universidade Federal do Paraná, UFPR, 1981. Especialização: Administração Desportiva, Universidade Federal do Paraná, UFPR, 1986. Mestrado: Pedagogia Universitária, Pontifícia Universidade Católica, PUC-Pr, 1995. Doutorado: Educação - Universidad de La Empresa – Montevideo, 2015. - Metodologia do Ensino da natação para síndrome de Down; - Organização de competição esportiva; - Educação Fisica em Educação Especial; - Administração do Tempo Livre. Avaliador “Ad Hoc” do INEP

Duração do curso: 4 anos 

Turno de Funcionamento: Matutino e Noturno 


OBJETIVOS

- Capacitar os acadêmicos a dominar os conhecimentos conceituais e procedimentais específicos da Educação Física;

- Habilitar profissionalmente os acadêmicos a desenvolver pesquisas para compreender, avaliar e intervir na realidade social. Capacitar os acadêmicos para a realização de diagnósticos de interesses, expectativas e necessidades de pessoas de distintas condições corpóreas, de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividade físicas, recreativas e esportivas respeitando as possibilidades de cada ser humano; 

- Proporcionar aos acadêmicos conhecimentos que os possibilitem participar, assessorar, coordenar e liderar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de politicas públicas e institucionais nos campos da saúde, lazer, esporte, educação, segurança, urbanismo, ambiente, cultura e trabalho; 

- Fomentar o pensamento critico buscando proporcionar uma intervenção profissional eficiente na sociedade; 

- Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação;

- Realizar com proficiência e anamnese bem como dominar a arte e a técnica do exame físico;

- Dominar os conhecimentos científicos básicos da natureza bio-psico-sócio ambiental subjacentes à prática do Profissional de Educação Física e ter raciocínio crítico na interpretação dos dados, na identificação da natureza dos problemas da prática do Profissional de Educação Física e na sua resolução;

- Lidar criticamente com a dinâmica do mercado de trabalho e com as políticas de saúde, educação e esporte;

- Ter visão do papel social do Profissional de Educação Física;

CONCEPÇÃO

A atual sociedade do conhecimento, resultado de um mundo globalizado e consequentemente inclusivo, não permite que a elaboração de um Curso de Graduação em Educação Física siga a receita clássica que a grande maioria, se não todas as Instituições Educativas utilizam no Brasil.

A preparação profissional enquanto processo incubador de adestradores do movimento, sendo este definido como o deslocamento de um corpo no espaço incentivado no sentido da perfeição técnica não combina com a nova sociedade que dia a dia permite a entrada de indivíduos que buscam o movimento, ou melhor, a motricidade humana como fim em si bastando para isto tão somente transcendência individual. Esta mudança, não só a nível paradigmático, mas a nível ideológico na elaboração do processo de formação do graduado em Educação Física da Uniandrade, implica necessariamente na mudança da visão do ser humano como uma “dualidade ambulante” para um ser integral.

A complexidade do ser humano, com sua corporeidade e motricidade na busca de sua transcendência é o objeto de estudo deste Curso de Formação Profissional.

ESFERAS DE ATUAÇÃO

Empresas, Clubes, Clínicas, Instituições e Órgãos de Saúde, Academias, Hospitais, Asilos, Circos, Presídios.

CAMPOS DE AÇÃO

Regência, treinamento desportivo, preparação física, avaliação física, recreação em atividade física, orientação de atividades físicas, gestão em educação física e desporto.

PERFIL DO EGRESSO

O Centro Universitário Campos de Andrade formará profissionais aptos a: Diagnosticar, identificar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, dirigir, assessorar, dinamizar, programar, ministrar, desenvolver, prescrever, prestar consultoria, orientar, avaliar e aplicar métodos e técnicas de avaliação na organização, administração e/ou gerenciamento de instituições, entidades, órgãos e pessoas jurídicas cujas atividades fins sejam atividades físicas e/ou desportivas.

METODOLOGIA

Em razão direta da atenção aos problemas profissionais que cabem ao profissional de Educação Física menizar, o Curso de Educação Física da Uniandrade ciente de suas responsabilidades enquanto capacitadora de indivíduos, desenvolveu estudos no sentido de proporcionar a sua clientela uma metodologia de ensino condizente ao sistema complexo que caracteriza a sociedade. A inserção no mercado de trabalho de profissionais competentes, na visão da Uniandrade, não permite a utilização de uma metodologia de ensino calcada na disciplinariedade onde o papel do professor, centralizador do processo ensino-aprendizagem é o onipotente. O obsoleto ensino baseado na memorização, que a séculos orienta a formação profissional, tornou-se parte do passado e foi substituído por uma metodologia onde o centro das atenções é o aluno e este é incentivado, dentro de princípios transdisciplinares, a construir seu conhecimento aplicando-o em um mundo complexo onde a globalização na formação garantirá uma futura sustentabilidade profissional.

MATRIZ CURRICULAR

BASES NEUROANATOMOFISIOLÓGICO
EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA
FUNDAMENTOS DE APRENDIZAGEM MOTORA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
VOLEIBOL
ATLETISMO
CINESIOLOGIA
FUTSAL
HANDEBOL
JOGOS INTELECTIVOS
DANÇA DE SALÃO
BASQUETEBOL
GINÁSTICA
PRÁTICA PEDAGÓGICA I
VISÃO SISTÊMICAS DAS ATIVIDADES FÍSICAS
PRÁTICA PEDAGÓGICA II
ESTIMULAÇÃO MOTRICIA 
LIBRAS
EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE
SOCORROS EMERGENCIAIS
PRÁTICA PEDAGÓGICA III
ATIVIDADES FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
ATIVIDADES RITMICAS NA RELAÇÃO ÉTNICO RACIAL
CONTEXTUALIZAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
BIOMECÂNICA
NATAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA TERAPÊUTICA
ESTÁGIO PROFISSIONAL I
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
PSICOLOGIA APLICADA À ATIVIDADE FÍSICA
DESPORTO ADAPTADO
DIRETRIZES DO TREINAMENTO DESPORTIVO
ESTÁGIO PROFISSIONAL II
ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
ETIOLOGIA DE DISTÚRBIOS CORPÓREOS
FÁRMACOS

CORPO DOCENTE
Adalberto Lopes - Mestre
Alessandra Bittencourt - Mestre
Alessandra Silva Tetzlaff - Mestre
André Fornaziero – Mestre
Angela Chritine Gusch - Metre
Claudia Alberico - Mestre
Dilvano Leder de França
Eliza Lopes 
Fabio Bandeira – Mestre
Guido Sá – Mestre
Joao Eduardo Vieira - Mestre
João Gabriel Roderjan – Doutor
Joelmo Rosa 
Letícia Marto 
Marcelo Pampuch
Maria de Fatima Aguiar Lopes - Mestre
Maria Sheila Comparim
Mario S. Piantavini – Doutor
Paulo Angelo Martins Mestre
Ricardo B. Archer - Doutor
Silmara Mielke
Wilson Silva Doutor


Conheça a Uniandrade

 




DEZEMBRO

01 a 07
- Avaliação Global (Não há segunda chamada)

08 - Realização do Exame final das disciplinas EaD

10 - Último dia para divulgação dos Exames Finais

12 a 17 - Realização de Exame Final

19 - Último dia para lançar as notas no sistema

Tel.: (41) 3219 - 4290
Todos os Direitos Reservados - Centro Universitário Campos de Andrade
R. Marumby, nº283 - CEP: 81220-090 - Santa Quitéria - Curitiba - PR - Como chegar?
Al. Dr. Muricy, nº700/706 - CEP: 80020-040 - Centro - Curitiba - PR - Tel.: (41) 3012 - 3350 Como chegar?