Engenharia de Controle e Automação | Uniandrade

MATUTINO

NOTURNO

: Cidade Universitária

Autorização do Curso: Autorizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de 14/03/2012, por meio da autonomia concedida pelo Decreto 083/99 de 11/2/1999.

Coordenação: Neile Cristina Andraos

Duração: 5 anos

Carga Horária do Curso: 4320 horas

Período: Matutino e Noturno

CONCEPÇÃO

O engenheiro de controle e automação projeta, gerencia e opera equipamentos utilizados nos processos produtivos das indústrias em geral. É sua função, também, dar manutenção a esses equipamentos. Ele é responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Em empresas que já empregam processos automatizados, redimensiona, opera e mantém os sistemas e equipamentos já instalados. É possível ingressar na carreira com formação de tecnólogo.

Há oportunidades em organizações de grande porte ou de tecnologia avançada, como as fabricantes de autopeças, montadoras de automóveis e indústrias de refrigeração e ar condicionado. Outras áreas têm oferecido vagas, como: energia e meio ambiente, biociências e materiais.

Na primeira, o profissional atua no desenvolvimento de sistemas de energia. Em biociências, auxilia instituições de saúde no desenvolvimento de projetos como reabilitação e mecânica nos esportes. Na área de materiais, é possível trabalhar na execução de projetos com polímeros e cerâmicas, por exemplo.

Na Uniandrade, o profissional estará plenamente capacitado, pois o curso desenvolve a formação multidisciplinar necessária, além do espírito empreendedor do estudante. Há o estimulo à flexibilidade, capacidade de inovação e de rapidez na resposta às mudanças ocasionadas pelos novos cenários.

Os objetivos gerais do Curso de Engenharia Mecânica são:

- promover o entendimento dos princípios científicos fundamentais e seu papel na estrutura da engenharia;

- transmitir os elementos de integração multidisciplinar, bem como desenvolver a habilidade de comunicação e relacionamento;

- desenvolver o hábito do autoaperfeiçoamento e da educação continuada após a graduação;

- desenvolver a capacidade de criar e aperfeiçoar os sistemas e métodos visando atender às necessidades das pessoas e da sociedade;

- desenvolver a capacidade de atuação em grupo na solução de problemas de engenharia, englobando aspectos técnicos, econômicos, políticos, sociais, éticos e ambientais.

PERFIL DO EGRESSO

Pretende-se que o egresso possua um perfil profissional que o torne capaz de:

• Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
  • Planejar, supervisionar, elaborar, coordenar projetos e serviços em engenharia;
  • Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
  • Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  • Supervisionar a operação e manutenção de sistemas;
  • Avaliar criticamente a operação e manutenção de sistemas;
  • Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  • Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
  • Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
  • Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
  • Assumir a postura permanente de atualização profissional, entre outros.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ENGENHARIA MECATRÔNICA E ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO?

As duas partem de três áreas: mecânica, elétrica e computação. A diferença fundamental está na ênfase dada em cada uma dessas áreas. A Engenharia mecatrônica parte de uma base majoritariamente mecânica, a Engenharia de Controle e Automação parte de uma base elétrica, com bastante ênfase em controle e automação.

FINALIDADE

Curso de Engenharia Mecânica tem por finalidade contribuir para o atendimento às demandas da sociedade em sua área de atuação, bem como contribuir para o desenvolvimento sustentável da região e do país.

POR QUE ESTUDAR NA UNIANDRADE?

Laboratórios
A Instituição põe à sua disposição toda uma infraestrutura para desenvolver trabalhos aliando teoria e prática entre diversas disciplinas do curso, permitindo ainda desenvolvimento de pesquisas tecnológicas.

Prática Profissional
Você participa de diversas atividades que o colocam em contato com a realidade do mercado de trabalho.

Corpo Docente Qualificado
A Uniandrade conta com um corpo docente de sólida experiência profissional e acadêmica em suas respectivas áreas de atuação.

Incentivo à Extensão e à Pesquisa
A Uniandrade oferece um programa de qualificação continuada para o crescimento científico do aluno.

Telefone: (41) 3219-4290

Conheça a Uniandrade