Engenharia de Controle e Automação | Uniandrade

Curso com início em 2018

: Cidade Universitária

Autorização do Curso: Autorizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de 14/03/2012, por meio da autonomia concedida pelo Decreto 083/99 de 11/2/1999.

CoordenaçãoProf. Eng. Marcelo Alexandre Siqueira De Luca

Duração: 5 anos

Carga Horária do Curso: 4320 horas

CONCEPÇÃO

O engenheiro de controle e automação projeta, gerencia e opera equipamentos utilizados nos processos produtivos das indústrias em geral. É sua função, também, dar manutenção a esses equipamentos. Ele é responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Em empresas que já empregam processos automatizados, redimensiona, opera e mantém os sistemas e equipamentos já instalados. É possível ingressar na carreira com formação de tecnólogo.

Há oportunidades em organizações de grande porte ou de tecnologia avançada, como as fabricantes de autopeças, montadoras de automóveis e indústrias de refrigeração e ar condicionado. Outras áreas têm oferecido vagas, como: energia e meio ambiente, biociências e materiais.

Na primeira, o profissional atua no desenvolvimento de sistemas de energia. Em biociências, auxilia instituições de saúde no desenvolvimento de projetos como reabilitação e mecânica nos esportes. Na área de materiais, é possível trabalhar na execução de projetos com polímeros e cerâmicas, por exemplo.

Na Uniandrade, o profissional estará plenamente capacitado, pois o curso desenvolve a formação multidisciplinar necessária, além do espírito empreendedor do estudante. Há o estimulo à flexibilidade, capacidade de inovação e de rapidez na resposta às mudanças ocasionadas pelos novos cenários.

PERFIL DO EGRESSO

Pretende-se que o egresso possua um perfil profissional que o torne capaz de:

• Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
  • Planejar, supervisionar, elaborar, coordenar projetos e serviços em engenharia;
  • Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
  • Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  • Supervisionar a operação e manutenção de sistemas;
  • Avaliar criticamente a operação e manutenção de sistemas;
  • Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  • Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
  • Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
  • Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
  • Assumir a postura permanente de atualização profissional, entre outros.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ENGENHARIA MECATRÔNICA E ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO?

As duas partem de três áreas: mecânica, elétrica e computação. A diferença fundamental está na ênfase dada em cada uma dessas áreas. A Engenharia mecatrônica parte de uma base majoritariamente mecânica, a Engenharia de Controle e Automação parte de uma base elétrica, com bastante ênfase em controle e automação.

POR QUE ESTUDAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO NA UNIANDRADE?

Veja o flyer do curso aqui

Nossos acadêmicos têm a possibilidade de estudar e conviver junto a um centro de treinamento de competências. Um centro de interação e pesquisa no formato “empresa e escola”, pensado e desenvolvido para o melhor aproveitamento teórico-prático dos alunos de forma objetiva e prática.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

- Automação Comercial
- Automação Industrial
- Automação Residencial
- Processos automatizados
- Eletrotécnica
- Eletrônica, dentre outras.

AMBIENTE DE TRABALHO

- Setor Público
- Setor Privado
- Setor de serviços
- Indústrias em Geral, dentre outros.

Telefone: (41) 3219-4290

MARÇO

11 e 25 -
Projeto Integrador para todas as disciplinas com aulas na segunda-feira