UNIANDRADE PARTICIPOU DE CERIMÔNIA DO PROJETO DE MEDICAMENTOS

A Uniandrade participa, desde 2011, do Grupo de Trabalho de Medicamentos do Paraná
(GTM-PR). Este grupo foi criado com a meta de implementar, por meio da logística reversa, a coleta de medicamentos vencidos da população do Paraná, como uma política pública relevante.
Dentro das ações do GTM-PR foi desenvolvido, de abril de 2014 até outubro deste ano, o Projeto Piloto para Recebimento de Medicamentos Domiciliares de Curitiba. O Projeto teve sua cerimônia de encerramento no dia oito de outubro, na sede do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR). Nesse dia, os diversos atores participantes do GTM-PR e do Projeto acompanharam uma série de falas, começando com a apresentação dos resultados do Projeto, feita pelo Prof. Javier Salvador Gamarra Junior, coordenador da Área da Saúde e dos cursos de Farmácia e de Biomedicina da Uniandrade. O docente também coordena o GTM-PR e o Projeto.
O docente falou sobre como foi elaborado o projeto e seus resultados. Desde quatro de abril de 2014 até o encerramento, mais de quatro ton de medicamentos domiciliares da população curitibana foram coletados em 40 farmácias, drogarias, farmácias com manipulação alopática e homeopática, além de três unidades básicas de saúde.
O projeto tem continuidade com a coleta nas UBS e em várias farmácias. Além disso, foi comentado na cerimônia que as farmácias do Projeto poderão ser incorporadas ao Plano Estadual de Logística Reversa de Medicamentos, próxima etapa para cumprimento da legislação estadual.
Falaram também os representantes da Direção do CRF-PR, Dras. Mirian Ramos Fiorentin, Vice-Presidente e Marisol Domingues Muro, Secretária-Geral. Também fez uso da palavra o Vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) autor da Lei Municipal de Curitiba que determina a coleta de medicamentos vencidos e em desuso, a Dra. Gisele Poitevin Pirih - Diretora do Centro de Saúde Ambiental da SMS neste ato representando a Prefeitura de Curitiba, a representante da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná-SESA, Dra. Marcia Marques Azevedo Santos - da Divisão da Vigilância Sanitária de Produtos e a representante do Sindicato da Indústria Química e Farmacêutica do Paraná – SINQFAR, Juvita Elisabete Lima Leone, coordenadora de Logística Reversa e a Professora do Depto. De Design da UFPR, Carla Spinillo.
Estiveram na cerimônia, os membros do GTM-PR e diversos parceiros que participaram do Projeto, como Herbarium, Nunesfarma, as farmácias, entidades (CRF-PR, Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Paraná, p.ex.) e as universidades. Além do professor Javier, a Uniandrade teve como representante o Diretor de Campus, Prof. Alexandre Pontes Martins, que recebeu o certificado pela instituição.

Conheça a Uniandrade

DEZEMBRO

01 a 07
- Avaliação Global (Não há segunda chamada)