PROFESSORA REPRESENTA UNIANDRADE EM CONGRESSO NO CHILE

Docente fala sobre indicadores de sustentabilidade.

A professora Manon Garcia representou a UNIANDRADE  no Workshop Interdisciplinar de Investigação e Indicadores de Sustentabilidade na Universidade de Concépcion, no Chile.

A docente falou sobre os indicadores de sustentabilidade social dos acidentes de bike Messenger e motofrete, em Curitiba. Manon leciona no curso de Administração da Uniandrade.

Mias detalhes:

A cidade é o cenário onde acontece o fluxo da movimentação de mercadorias, no sentido do seu ponto de destino, o que se denomina a ultima milha (last miles) da logística de distribuição de cargas.  Um espaço de trade-off para a gestão urbana que precisa planejar para atender a esta demanda de movimentação, de maneira a assegurar o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável da cidade, sem impactar no espaço público e na mobilidade urbana. O padrão de consumo se alterou, decorrente das negociações de compra de varejo utilizando-se do comércio eletrônico, grandes níveis de negociações acontecem e geram acréscimo na quantidade e frequência de fluxo de mercadorias, na rotina diária dos centros urbanos.  Na logística da “última milha” (last Miles logistics) o volume da carga é pequeno e a quantidade de entregas é grande. Desta forma, este trabalho propõe um estudo de caso “cross-case” de análise dos indicadores sociais de acidentes de trânsito, envolvendo os veículos bicicleta e motocicleta. Foi utilizado como cenário, o contexto da logística urbana de cargas fracionadas, realizada por serviços de bike messenger e motofrete, na cidade de Curitiba, Paraná. Os resultados demonstraram que a atividade de logística urbana de carga fracionada realizada por motofrete apresenta indicadores de alto risco social devido ao número de acidentes. O transporte  alternativo por bicicleta, apesar dos dados não fornecerem estatísticas suficiente, possui potencial de melhorar estes indicadores, assim como também indicadores ambientais urbanos.

Conheça a Uniandrade

DEZEMBRO