Perguntas frequentes

Como funciona o processo seletivo do Pronatec?

Os alunos com as melhores notas no ENEM 2013 têm prioridade no programa. É realizado um processo seletivo pelo MEC chamado SISUTEC (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), para todos os alunos que fizeram o ENEM e concluíram o ensino médio em escolas públicas ou na rede privada na condição de bolsista integral. As vagas remanescentes são liberadas para qualquer brasileiro que tenha concluído o Ensino Médio.

Qual o fluxo que o candidato deve seguir para conseguir a bolsa do Pronatec?

1. Fazer um pré-cadastro no site uniandrade.com.br/pronatec

2. Esse cadastro não garante a vaga para o candidato, apenas demonstra interesse em estudar na Uniandrade, através do Pronatec.

3. Aguardar contato da Uniandrade informando que as inscrições foram abertas pelo MEC, o que deve ocorrer no mês de março.

4. Fazer a inscrição no site oficial do MEC (sisutecaluno.mec.gov.br), selecionando o curso desejado e o Campus da Uniandrade que pretende estudar.

5. Se aprovado no processo seletivo do SISUTEC, o candidato será convocado pelo MEC para entregar a documentação e efetuar sua matrícula na Uniandrade. Após este processo o aluno está matriculado e não corre o risco de perder a vaga.

O candidato que não tenha terminado o ensino médio pode participar do programa?

Não. De acordo com a portaria 160/13, as Instituições de Ensino Superior só podem ofertar o Pronatec na modalidade subsequente, ou seja, a que ocorre após o término do Ensino Médio. Aqueles alunos que ainda não terminaram o Ensino Médio só podem participar em escolas Estaduais ou Federais, ou instituições do Sistema S, como o Senac ou Senai.

Quando começam as inscrições do Pronatec no site do MEC?

As inscrições oficiais serão divulgadas pelo MEC. Todos os candidatos que fizeram o pré-cadastro no site da Uniandrade serão informados quando este processo começar.

A Uniandrade irá ofertar os 180 cursos do catálogo do MEC?

No site foram colocados todos os cursos que a Uniandrade poderá oferecer. O candidato poderá selecionar até 3 opções de curso. Os cursos aprovados pelo MEC serão divulgados somente após o processo de credenciamento das IES.

O aluno não tem custo nenhum? O Curso é 100% gratuito?

Nenhum. O curso é totalmente gratuito e é pago pelo Governo Federal.

O aluno tem auxílio transporte/lanche como nos cursos ofertados no Senac/Senai chamada assistência estudantil?

Não, a diferença entre os cursos do Senac/Senai e as Instituições de Ensino Superior -IES é que esta, o Governo não liberou auxílio transporte para as IES. O aluno tem apenas a isenção do pagamento das mensalidades. O curso é 100% gratuito.

Quando começarão as aulas?

Dia 05/05/2014

Qual canal devo utilizar para tirar dúvidas?

Fale com a nossa central de atendimento - (41) 3219-4290

Central de atendimento Uniandrade
Rua João Scuissiato nº 01 – Santa Quitéria
Horário de atendimento: de segunda a sexta das 8h às 21:00h e sábados das 08 ás 16h.
Fone: (41) 32194290/(41) 32194102