A importância do mestrado para sua carreira

Autor(a):

Os profissionais que possuem um mestrado ou doutorado são vistos como essenciais nas empresas. Seus perfis teóricos mais exigentes e aprofundados podem influenciar positivamente no processo de tomada de decisões.

O que é um mestrado?

O mestrado é um grau acadêmico com ênfase na formação de pesquisadores e professores universitários. Também conhecido como mestrado acadêmico, seu objetivo é primordialmente científico.

No Brasil, dentro dos cursos stricto sensu, o mestrado é o primeiro degrau de especialização. Em seguida, você pode fazer um doutorado para aprofundar seu nível de instrução.

Quem pode realizar?

O pré-requisito é a conclusão em uma graduação que pode ser um bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Quanto tempo dura um mestrado?

O mestrado dura em média dois anos. Mas pode variar de acordo com diversos fatores como a disponibilidade do aluno, visto que normalmente acontecem em turno integral em alguns dias da semana. Além, é claro, do seu desempenho nas disciplinas.

Mestrado profissional

É voltado para o mercado de trabalho, sendo menos teórico que o mestrado acadêmico. O aluno deve apresentar uma dissertação, também chamada de monografia, em forma de projeto ou estudo de caso para obtenção de titulação.

Mestrado acadêmico

O mestrado acadêmico enfatiza a pesquisa acadêmica, voltada ao desenvolvimento de conhecimentos que contribuam para aumentar ou aprofundar temas relevantes para a sociedade.

Uma das vantagens do mestrado acadêmico é preparar o estudante de pós-graduação para continuar no meio acadêmico, isto é, ser um pesquisador e um docente de nível superior.

Como obter o diploma de mestre?

É necessário cumprir a quantidade mínima exigida pela instituição de aulas obrigatórias e optativas. Além de obter aprovação por uma banca examinadora da sua dissertação, que será o resultado da sua pesquisa desenvolvida.

Mestrado é para quem quer ser professor?

Essa é uma das maiores dúvidas que cercam os cursos de mestrado. Independente do objetivo, o mestrado é ideal para a formação completa de um profissional.

As linhas de estudo e pesquisa aprofundam o conhecimento para capacitar o pesquisador a responder quais sejam as questões dentro do assunto estudado.

Qual mestrado eu posso fazer na Uniandrade?

Mestrado em Teoria Literária

A área de concentração Teoria Literária abriga quatro linhas de pesquisa:

  • Políticas da Subjetividade: abriga estudos relacionados às subjetividades da pós-modernidade, presentes na literatura e em outras expressões culturais.
  • Poéticas do Contemporâneo: abriga estudos relacionados à estética literária e à intertextualidade.
  • Literatura e Intermidialidade: abriga estudos da literatura e outras artes e mídias, tais como cinema, teatro, pintura e música.
  • Escrita Criativa: aborda criticamente o processo de criação textual, compreendendo os mais diversos gêneros literários (narrativo, lírico, dramático).

Esperamos você para fazer parte do nosso time de mestres!!

#insta
#facebook
Uniandrade © 2019