[:pb]Adam Smith: pai da economia política[:]

Autor(a):

[:pb]

É possível afirmar que a disciplina Economia Política tem sua fundação ancorada em 1776, com a publicação do seminal livro do economista Adam Smith A riqueza das Nações. Nesse livro, Smith define a dinâmica da moderna sociedade de mercado. Apesar da Economia Política enquanto ciência ter ganhado seus primeiros contornos e cores a parte deste livro, matéria enquanto disciplina intelectual passa a influenciar a política apenas no inicio do século XX e, no Brasil, essa influência começa a ficar visível em 1930.

Claro que Adam Smith não é o primeiro economista, mas é seu livro que melhor descreve o funcionamento da economia e o papel da “mão invisível” enquanto força batizante do mercado. Aliás, Smith propõe que a produção deve ser o único lastro de qualquer economia de mercado. Além desta grande obra Smith também publicou no inicio de sua carreira (1759) o livro a Teoria dos Sentimentos Morais, um tratado ambicioso que aborda as áreas tratadas em seu curso de Filosofia Moral na Universidade de Glasgow. Aliás, foi este livro que deu acesso irrestrito a Smith ao grupo dos économistes (liderados por François Quesnay).

17 de julho de 1790 marca a data do falecimento de Adam Smith, momento em que o mundo perde não só um grande pensador, mas antes disso, o pai da economia política. Apesar disso, o grande legado intelectual de Smith ainda vive, sendo que um dos principais ensinamentos deste economista é que a economia política deve ser uma ciência moral, e como tal, deve alinhar-se com a resolução dos problemas econômicos e sociais.

(Thiago Perez B. de Moraes é cientista político e doutor em psicologia social. Atualmente participa de um programa de pós-doutorado em direito constitucional pela Università degli Studi di Messina onde desenvolve uma pesquisa sobre a pena de morte no direito internacional.)[:]

#insta
This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for uniandradeoficial needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

#facebook
Uniandrade © 2019