Alunos de História e Geografia realizam aula de campo em Ponta Grossa

Quando a aula é diferente, a turma fica animada! Foi o que ocorreu no dia 24 de fevereiro de 2019 com os alunos dos Cursos de História e Geografia, visitando a cidade de Ponta Grossa para uma aula de campo.

A primeira parada dessa aula de campo foi no Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso, que foi criado e atualmente é mantido pelo professor Dr. Moacir Elias Santos, responsável pelas disciplinas de História Antiga e Arqueologia do Curso de História. Lá, os alunos puderam ver e obter informações a respeito de objetos produzidos pela sociedade egípcia e sobre as culturas pré-colombianas das sociedades que habitaram a América antes da chegada dos europeus.

Em seguida, houve uma incursão pela História Regional com paradas na antiga estação ferroviária da cidade, em algumas construções históricas e no Cemitério São José, que guarda os túmulos de personalidades da região. Uma visita foi realizada também à Capela Santa Bárbara, uma das mais antigas do Paraná e a mais antiga da região dos Campos Gerais, cuja construção remonta ao século XVIII.

A última parada dessa aula mais que dinâmica foi em um ponto turístico muito importante da cidade: o Buraco do Padre. A atração faz parte de uma formação geológica com queda d’água envolvida à Escarpa Devoniana, muito visitada por turistas. Nesse espaço, os alunos puderam observar além de características da Escarpa, sua riquíssima furna, na qual se situa a cachoeira e que dá nome ao local.