Bastidores do 3º Workshop de Matemática e Física

As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas utilizadas pelos professores com o objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento. Visando essa premissa, no dia 08 de abril de 2019, sob a coordenação da professora Camila Francisca de Melo, aproximadamente 30 alunos participaram do 3º Workshop de Matemática e Física: Estratégias para o Ensino da Matemática, ministrado pela professora Externa, Dulcineia Kempner, na Uniandrade Campus Cidade Universitária.

Refletindo sobre a formação do cidadão, que faz uso dos conhecimentos das áreas exatas em seu cotidiano, a professora Dulcineia trouxe a realidade de escolas públicas e privadas para os alunos participantes, que debateram sobre o contexto analisado. Baseado no engajamento de ideias, os estudantes puderam desenvolver atividades, metodologias e estratégias para o ensino da matemática. Segundo a coordenadora Camila, “o workshop foi muito produtivo e com bastante discussões sobre como ensinar“.

Ao final do evento, os alunos ainda desenvolveram materiais manipuláveis e tiveram a oportunidade de utilizar alguns softwares muito úteis para pequenas avaliações e exercícios de fixação. Eles se empolgaram bastante, pois muitos dos aplicativos ainda não conheciam, o que engajou a turma ao jogar com a professora Dulcineia.

Confira como foram essas ricas atividades: