Brinquedoteca: Ensinando e aprendendo brincando

Mais do que uma sala cheia de brinquedos. Um ambiente capaz de desenvolver e aprimorar a coordenação motora, o raciocínio lógico-matemático, a inteligência emocional e a comunicação através da brincadeira dirigida.

Tudo isso é favorecido na Brinquedoteca do Câmpus Cidade Universitária. Um amplo espaço pensado para auxiliar na formação dos alunos de Pedagogia através do desenvolvimento de atividades de caráter lúdico educacional, na qual são trabalhadas as diversas áreas do conhecimento e a autoestima das crianças.

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE LÚDICA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Os primeiros anos de uma criança são fundamentais na sua formação e desenvolvimento, pois é nessa fase que os pequenos constroem sua identidade e boa parte de sua estrutura física, socioafetiva e intelectual. Pensando nisso, é importante que os educadores adotem estratégias de aprendizagem que estimulem a criatividade e a curiosidade na criança.

Um bom exemplo disso é o uso de jogos significativos disponíveis na Brinquedoteca, capazes de estimular a atividade psicomotora e lógica, o que permite que a criança, enquanto joga, evolua níveis de aprendizagem; ao mesmo tempo que seja favorável na sua concentração, atenção, engajamento e imaginação.

BRINCANDO COM RESPEITO À DIVERSIDADE E AO MEIO AMBIENTE

Visando uma formação humanizadora tanto de crianças quanto de educadores, a Brinquedoteca é um excelente espaço para fomentar o trabalho em respeito à diversidade e a abordagem de temas como o racismo, a discriminação e o preconceito.

Como atividade, a tenda educativa dispõe de materiais em que o professor pode explorar com seus alunos situações de igualdade, compreensão, solidariedade, tolerância, amizade e fraternidade.

Ainda, a confecção de brinquedos lúdico por meio de materiais alternativos e sustentáveis é um excelente estímulo sobre a consciência da preservação do meio ambiente. A ideia da Brinquedoteca é reutilizar materiais recicláveis que poderiam ser descartados na natureza. Assim, além de brincar e criar novos brinquedos sustentáveis, os envolvidos desenvolvem uma cultura de conscientização sobre a preservação do meio ambiente, dos recursos naturais e melhora na qualidade de vida.