Cezar Tridapalli: O que é o “Ser Homem” na Contemporaneidade?

Autor(a):

Com essa pergunta se iniciou a palestra do escritor e professor Cezar Tridapalli, no dia 16 de abril de 2019 na Uniandrade, entre o agito diário da Roda Vida Contemporânea: saída de expediente de nossos colaboradores e chegada à aula de nossos alunos e professores.

Pontualmente, às 19:15h, uma plateia de ambos os sexos aceitaram o desafio a uma jornada de des-construção do gênero masculino, em nós, como seres humanos individualmente, e na sociedade contemporânea em coletivo.

Nosso ingresso ao desafiante convite teve início em Drummond: “na estranha história da família viajando através da carne” com direito à passagem pela vida familiar, como um simulacro da primeira sociedade na construção do Ser que somos hoje. A conversa começou com a reflexão sobre os seguintes questionamentos: “o que meus pais querem de mim? O que quero de mim? E o que o feminino quer de mim?”. Essa pergunta angustiante está na cabeça de muitos homens!

Como primeira parada, o escritor revisitou os estereótipos “seja Homem! Homem não chora! Ah, é virgem ainda, eu hein…”. Ser homem contemporâneo é bem mais do que ser o Macho, com “M” maiúsculo de antigamente. O Todo é bem mais que a soma de suas partes e ele, o homem, tem esse potencial de ir além pelo uso da palavra para significar os seus desejos instintivos, como nos esclarece Tridapalli num diálogo entre a Teoria Literária e a Psicanálise, sua proposta de Doutorado.

Mas afinal, a questão é intrigante: para você, o que é “Ser Homem” na Contemporaneidade? Ao chegar lá, ao final da palestra, descobrimos que o percurso que fizemos com o objetivo ao destino almejado, na tessitura em “confiança” – de fiarmos juntos ideias individuais em construção de mosaico coletivo – sempre foi o objetivo em nós e para nós, segundo Cezar Tridapalli.

Carla Ramos

  • Colaboradora e mestranda em Teoria da Literatura na Uniandrade e especialista em Psicologia Analítica e Marketing e Propaganda.

#insta
This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for uniandradeoficial needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

#facebook
Uniandrade © 2019
WhatsApp chat