Ciências Biológicas e a interdisciplinaridade

Autor(a):

A interação entre disciplinas ou áreas do conhecimento é conhecida como interdisciplinaridade. Essa interação pode ocorrer entre duas ou mais disciplinas, podendo acontecer como compartilhamento de mútuos conceitos diretos ou uma simples comunicação entre as áreas. Esse novo conceito de ensino proporciona uma ponte entre as áreas e tem o propósito de complementação entre as disciplinas, tornando o aprendizado mais fácil e eficaz.

Muito se fala sobre esse assunto hoje em dia, pois o profissional atual deve não apenas conhecer a sua área de formação, mas, sim, compreender áreas afins, a ponto de propiciar relações entre as partes que ajudem no desenvolvimento e sustentabilidade da área em que atua.

O curso de Ciências Biológicas tem forte interação com os cursos das Ciências Exatas, pois essa ponte é necessária, principalmente na escola e na pesquisa. Por exemplo, um professor de Ciências não deixa de ensinar a parte de exatas, mais propriamente a física básica para alunos no Ensino Fundamental. E na ciência, muito se usam os recursos matemáticos e físicos para provar ou comprovar alguma hipótese que venha a ser levantada, entre outras aplicações que podem ser encontradas.

Como prova dessa relação muito próxima entre as áreas, as professoras de Metodologia de Ensino Edi Marise Barni e a professora de Exatas Camila Francisca de Melo utilizaram uma oportunidade na disciplina de Metodologia para trabalhar um pouco de física.

Alguns alunos, em destaque o discente Moisés Chagas, apresentaram uma aula de experimentos físicos, muito bem elaborada. As professoras, então, falaram sobre as aulas apresentadas pelos alunos e a importância da interdisciplinaridade no contexto da educação.

#insta
#facebook
Uniandrade © 2019