Colação de Grau
Colação de Grau

Colação de Grau

Colação de Grau ou Formatura é o ato oficial de conclusão do curso. De caráter obrigatório e sempre público, o ato deve seguir o Regulamento da Instituição, sendo realizada uma vez a cada semestre – em data pré-definida e divulgada em calendário acadêmico.  A solenidade tem a presidência do(a) Reitor(a) ou de seu representante legal, cumprindo as diretrizes estabelecidas pela Instituição, a qual compete decidir a programação, o local, a data e os horários das cerimônias.

DA PARTICIPAÇÃO

Para participar da Colação de Grau, o acadêmico deverá ter cumprido todas as etapas previstas na matriz curricular do seu curso com aproveitamento satisfatório e estar em conformidade com o Regimento Interno da Instituição.

QUEM PODE COLAR GRAU?

  • Somente acadêmicos com matrícula ativa.
  • Somente acadêmicos aprovados em todas as disciplinas, estágio, monografia, TCC e atividades complementares matriculados até o último período do curso.

 

Pendências com notas, estágios, monografias, atividades complementares e outros devem ser resolvidas dentro do semestre letivo.

É vedada a participação na Colação quem não se enquadra nas condições acima, mesmo como assistente.

Ter o nome no convite de formatura não quer dizer que o acadêmico tenha cumprido a matriz curricular, nem que participará da solenidade de Colação de Grau.

PODE HAVER DISPENSA DO ATO DA COLAÇÃO DE GRAU?

O ato da Colação de Grau é obrigatório e é condição para a emissão e registro do diploma. Sendo assim, nenhum acadêmico está dispensado deste ato.

DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO DA COLAÇÃO DE GRAU

O Centro Universitário Campos de Andrade é o responsável pela organização e pelo local do evento. As datas da realização, tanto do primeiro quanto do segundo semestre, serão marcadas pela IES e realizadas para as turmas que concluíram a matriz curricular no semestre anterior.

No momento da solenidade, obrigatoriamente, o acadêmico deve assinar a ata de Colação de Grau com a secretária da Instituição, sendo a ata documento oficial para o Setor de Registro. Esta é a data que irá constar no diploma do acadêmico como a data de conclusão do curso.

DA EMPRESA: A UNIANDRADE firmou parceria de exclusividade com a empresa de formaturas POLYNDIA para a realização do evento de Colação de Grau e também para as fotos e vídeos que poderão ser comprados, sem obrigatoriedade, mas de acordo com o firmado entre o aluno e a Polyndia.

Cada turma de formandos(as) poderá indicar uma Comissão de Formatura, que será integrada pelos(as) alunos(as).
A contratação de empresas de eventos que se proponham a incrementar as solenidades de finalização de curso nos seus atos não formais, como baile, culto, missa, churrasco, coquetéis, bem como a administração financeira, os locais de realização das confraternizações, decorações ou quaisquer outros processos administrativo-financeiros são de inteira responsabilidade das Comissões de Formatura de cada turma.

REQUERIMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU OFICIAL

A participação na cerimônia de Colação de Grau deve ser solicitada, por escrito e de próprio punho, pelos concluintes na Central de Atendimento da UNIANDRADE Santa Quitéria, cumprindo os passos a seguir:

  • Preencher o requerimento para Colação de Grau (formulário próprio disponível no site);
  • Apresentar documento de “nada consta” (formulário próprio da Biblioteca).

A solicitação será deferida ou indeferida pela Secretaria Acadêmica mediante análise da vida acadêmica e documental do concluinte, via contato telefônico da Secretaria para o solicitante.

DA SOLENIDADE

A organização da Solenidade de Colação de Grau é de responsabilidade da UNIANDRADE e obedecerá a um roteiro específico estabelecido pelo Centro Universitário e deve seguir rigorosamente o protocolo.

DOS DISCURSOS E HOMENAGENS

Farão uso da palavra o Reitor ou seu representante e um orador que representará todos os formandos.

DA COMISSÃO DE FORMATURA

Cada turma de formandos(as) deverá indicar uma Comissão de Formatura, que será integrada pelos(as) alunos(as).
A contratação de empresas de eventos, que se proponham a incrementar as solenidades de Colação de Grau nos seus atos não formais, bem como a administração financeira, os locais de realização das confraternizações, as decorações ou quaisquer outros processos administrativo-financeiros são de inteira responsabilidade das Comissões de Formatura de cada turma.

TRAJES PARA A COLAÇÃO

Mulheres:
Vestido preto, meia-calça preta (preferencialmente fio nº 15), sapato preto fechado na frente. A maquiagem deverá ser opaca (fosca) e a prova d’água.
É indicado um vestido preto sob a beca, obrigatoriamente na altura do joelho, evitando um comprimento maior, uma vez que a beca fica nesta altura.

Homens:
Calça social preta, sapato preto, meia preta, proibido uso de tênis, camiseta preta preferencialmente, pois a camisa social ou polo tem gola que aparece e fica para fora da beca.
Faça sua barba e dê um trato na aparência, este momento é único.

Convidados:
Esporte fino ou social.

DO DIPLOMA

O diploma deve ser solicitado, após a colação de grau, na Central de Atendimento da UNIANDRADE – Santa Quitéria.

Só é confeccionado o diploma com a documentação completa. Caso tenha ocorrido mudança de nome, apresentar documentação comprobatória no momento do requerimento da colação.

Acadêmicos em falta com a Secretaria devem providenciar a entrega dos documentos a seguir com antecedência:

  • Certidão de nascimento ou casamento – autenticado. No caso de casamento ou separação e mudança de nome, apresentar documento com alteração e/ou averbação;
  • Cópia legível e autenticada do Rg – não se aceita carteira profissional e/ou carteira de motorista para quem fez aproveitamento de curso ou veio transferido;
  • Histórico escolar de graduação e Diploma.
  • Cópia legível e autentica do Certificado de Conclusão e Histórico Escolar de Ensino médio – frente e verso contendo:
    • Nome completo da escola;
    • Dados legais do funcionamento da escola e do curso;
    • Dados de conclusão do ensino médio;
    • Assinatura da direção e secretária devidamente identificados.

Observação: Declaração ou atestado de conclusão de curso não substituem o certificado de conclusão do ensino médio.

COR OFICIAL DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO

Curso Cor Oficial
Administração Azul
Biologia Verde
Ciências Contábeis Bordo
Ciências da Computação Azul
Ciências Econômicas Azul
Direito Vermelho
Educação Física Azul
Enfermagem Verde
Farmácia Amarelo
Física Azul
Fisioterapia Verde
Geografia Azul
História Vermelho
Letras Bordô
Matemática Azul
Nutrição Verde
Pedagogia Azul ou Roxo
Sistemas de Informação Azul
Análise de Sistemas e Linguagem de Programação Azul
Design Azul
Estética e Cosmética Prata
Gestão de Empresas e Serviços Azul
Gestão de Finanças Azul
Segurança do Trabalho Azul

 

REQUERIMENTOS

Preencher os dados, imprimir e protocolar na Central de Atendimento.

REQUERIMENTO COLAÇÃO DE GRAU

 

GRUPOS DA COLAÇÃO DE GRAU

Confira a lista dos grupos da Colação de Grau, organizada por cursos, dias e auditórios.

GRUPOS DA COLAÇÃO DE GRAU FEVEREIRO 2018