Como é a alimentação vegana?
Como é a alimentação vegana?
Nutrição Como é a alimentação vegana?

Como é a alimentação vegana?

(Texto elaborado com o auxílio de Lenice Bussolotto – CRN8-120
Nutricionista, Professora e Coordenadora do Curso de Nutrição da Uniandrade)

Atualmente há uma variedade enorme de produtos alimentícios sendo ofertada à população. Acontece que a alimentação passou a ser uma mistura de tradição cultural aliada a oferta dos alimentos e são diversos os fatores que contribuem para isso: condições econômicas, tempo para as refeições, desejos gastronômicos, saúde, religião, ética e outros.

O que é o veganismo?
Os adeptos do veganismo vão além da alimentação, ela é movida pela questão ética da não exploração animal, rejeitando qualquer alimento relacionado a ele como carne, leite e produtos lácteos, mel, ovos, etc.

Qual a diferença do vegetariano e do vegano?
Uma das principais diferenças da alimentação vegetariana é que ela não consome carne, peixes e aves, mas é liberado produtos de origem animal.

O que faz parte da alimentação vegana?
Com o acesso à informação, temos uma infinidade de opções de receitas. A alimentação vegana é composta de grãos, cereais, leguminosas, vegetais, frutas. Traduzindo: arroz, alimentos à base de trigo onde se utilizam ingredientes substitutivos, feijões, lentilhas, ervilha, todas as frutas, todas as hortaliças.

Como substitutos para o leite, para fazer um bolo, por exemplo, podemos utilizar o leite de coco, sucos de frutas, leites de vegetais.  Para substituir o ovo, uma mistura de linhaça e água ou um purê de banana faz a função da liga.

Cuidados:
A alimentação vegana é uma forma de alimentação saudável.  A precaução é para o aporte proteico, com o consumo dos aminoácidos essenciais – que são precursores de diversas substâncias no organismo, relacionadas inclusive com o bem-estar.

O aminoácido essencial triptofano é utilizado pelo cérebro para produzir a serotonina, um neurotransmissor importante para os processos bioquímicos do sono e do humor. O fornecimento de alguns minerais (por exemplo ferro) e vitaminas (por exemplo B12 –) pode ficar prejudicado.

Os alimentos de origem animal são os principais fornecedores desses nutrientes, pois são importantes para evitar anemia. É importante que em qualquer escolha alimentar sejam observados os detalhes que podem trazer qualquer prejuízo à saúde.  Lembrando que o corpo humano precisa de equilíbrio e o fornecimento dos nutrientes essenciais reflete na harmonia para o bem-estar.

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