Como utilizar as ferramentas do Google Acadêmico a seu favor?

Antigamente, realizar trabalhos acadêmicos demandava pesquisas intensas em livros, revistas e enciclopédias durante várias horas na biblioteca. Não que nos dias atuais isso não seja importante, mas com a popularização da internet e das ferramentas tecnológicas de busca, hoje é possível encontrar em páginas especializadas diversos materiais de estudo de forma fácil e gratuita, como o Google Acadêmico.

Saiba neste post como utilizar as ferramentas do Google Acadêmico a seu favor!

O que é o Google Acadêmico?

Lançado em 2004, o Google Acadêmico é um sistema do Google que oferece ferramentas específicas para que pesquisadores busquem e encontrem materiais na literatura acadêmica. Com ele é possível obter acesso a documentos publicados na internet, tais como artigos científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, livros, resumos, bibliotecas de pré-publicações e material produzido por organizações profissionais e acadêmicas.

Como funciona?

Para começar a usar o Google Acadêmico, é preciso acessar o link https://scholar.google.com.br/ e digitar o que deseja pesquisar na barra de busca. Em sua performance e lauyot de página, a ferramenta é muito semelhante ao tradicional buscador do Google, apresentando resultados por ordem de relevância do tema pesquisado, ou seja, autor, veículo de publicação e frequência de citação.

Quais ferramentas estão disponíveis?

Dentre suas ferramentas disponíveis, é possível realizar uma busca avançada, armazenar documentos em biblioteca própria, criar citações, receber atualizações e alertas constantes e fazer buscas por métrica. Veja os detalhes:

• Busca avançada: É uma ferramenta de busca mais específica e precisa que o Google tradicional, na qual os resultados obedecem a critérios estabelecidos pelo pesquisador sobre determinado tema. Para usá-la, clique na seta que está localizada no canto direito do campo de busca. A seguir, preencha os campos que podem auxiliar na precisão da pesquisa. É possível, por exemplo, filtrar o tema selecionado por meio de comandos para resultados, como palavra-chave, idioma, autoria, data, tempo de publicação, etc.
  • Minha Biblioteca: Usada no armazenamento parcial ou integral de documentos buscados em pesquisas realizadas pelo usuário, para que este possa ter acesso onde e quando desejar. Também está disponível na plataforma salvar resultados e importar artigos ao qual o usuário foi citado. Para utilizá-la, basta clicar em “Minha biblioteca” e o botão “Ativar”. Já para guardar documentos e facilitar o acesso recorrente, é necessário clicar em “Salvar” embaixo de cada resultado de pesquisa.
  • Minhas Citações: Nesta opção é possível criar um perfil público para ser exibido nos resultados de buscas de outros usuários dentro do Google Acadêmico. Além disso, pode-se acompanhar, de forma prática, quem cita suas publicações, a fim de evitar plágio. Para fazer uso, o usuário deve adicionar documentos ao seu perfil e escolher como a ferramenta deverá proceder nas atualizações (automático ou por confirmação de análise por e-mail).
  • Minhas Atualizações: Esta funcionalidade recomenda artigos de acordo com o histórico de buscas do usuário.
  • Configurações: Item que ajuda a alterar resultados de conta e busca, como página, idioma, perfil, etc.
  • Alertas: O usuário pode criar alertas referente a temas de interesse. Assim, quando algum novo documento estiver disponível na internet, o alerta o avisará sobre a publicação.
  • Métrica: Possibilita que o usuário faça consultas dos periódicos mais relevantes por área, hierarquizados por número de citações recebidas.
  • Adicionar Extensão: Está disponível inserir o Google Acadêmico no navegador do Google Chrome ou Mozilla Firefox, a fim de obter acesso rápido à plataforma a partir de qualquer página da internet.

Sendo assim, a vantagem em usar o Google Acadêmico é sua imensidão de espaço na troca de informações, o que garante ficar por dentro dos mais variados aspectos e as últimas novidades de qualquer área de pesquisa.

Mas atenção! Apesar de ser uma ferramenta muito útil e prática, podem existir documentos falsos ou desatualizados. Por isso, é preciso estar sempre atento às informações disponibilizadas e fazer a correta referência ao autor, segundo as normas previstas na ABNT.

Agora que você já conhece essa ferramenta poderosa de busca, capriche nas pesquisas para obter os melhores resultados em seus trabalhos acadêmicos da Uniandrade!