[:pb]Conheça as principais áreas de atuação do profissional de Educação Física[:]

[:pb]A conscientização pelos hábitos saudáveis está mais forte do que nunca e o Brasil encontra-se imerso nesta onda fitness. Segundo a Associação Brasileira de Academias, o país é o segundo colocado no mercado de academias mundial, com 33 mil unidades registradas.

Há uma diversidade bastante grande de oportunidades para esse profissional, que pode formar-se na opção bacharelado ou licenciatura, sendo que todas têm em comum: o compromisso com a saúde, a paixão pela atividade física e a habilidade de atuar com pessoas.

A seguir, os locais onde atua o profissional de Educação Física:

ONG

O esporte pode ser transformador! Muitas vezes auxilia pessoas em situação de vulnerabilidade social, trazendo bons resultados até mesmo no desempenho escolar de crianças e inserção de adultos no mercado de trabalho.

ACADEMIAS

São muitas oportunidades de emprego para instrutores e personal trainers.  Esta última tem como atividades centrais as avaliações e aplicação de treinos personalizados, com um “atendimento VIP”.

O sucesso deste tipo de serviço prestado vai muito além de conhecimento técnico. É preciso também uma séria atenção à parte emocional, sendo vigilante quanto à motivação e satisfação do aluno.

ESCOLAS – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Para ser professor é preciso fazer o curso de licenciatura. Um bom estágio, como em muitas profissões, pode abrir os caminhos. Além disso, é preciso ter gosto por educar e perfil para trabalhar com crianças e jovens. Já na rede pública, o ingresso é por meio de concurso.

EMPRESAS

A rotina de longas horas no trabalho, especialmente para quem executa atividades repetitivas ou fica o dia todo na frente do computador…  Está exigindo que o educador físico invada os ambientes empresariais com a ginástica laboral, levantando a poeira, promovendo a saúde e alterando até mesmo o humor dos funcionários.

PROFISSIONAL AUTÔNOMO

A opção de trabalhar de maneira autônoma como personal trainer é uma tendência em alta. Ao fazer esta opção, o profissional de Educação Física deve aprender a encarar suas atividades como uma empresa, aprender a captar clientes e desenvolver habilidades de atendimento e dominar ferramentas de administração.

EMPRESAS DE TURISMO, PARQUES AQUÁTICOS, SPAS

Estes locais turísticos contratam educadores físicos para atividades de recreação. Entre elas, muitas podem ser mais “radicais”, como montanhismo e escaladas. Para acompanhar estas atividades o profissional deve buscar uma certificação especial e ter experiência nos esportes.

SETOR PÚBLICO

Quem prioriza estabilidade, pode achar seu lugar no setor público. É bom começar cedo a estudar para os concursos, devido à alta concorrência. Além do ingresso por meio de concurso, há também os cargos de confiança, que ocorrem por nomeação e cargos políticos.

.

Leia também o nosso Guia Profissões do Futuro, que começa com as tendências para a área da saúde e bem-estar![:]