Conheça as principais áreas de atuação do profissional de Educação Física
Educação Física Conheça as principais áreas de atuação do profissional de Educação Física

Conheça as principais áreas de atuação do profissional de Educação Física

A conscientização pelos hábitos saudáveis está mais forte do que nunca e o Brasil encontra-se imerso nesta onda fitness. Segundo a Associação Brasileira de Academias, o país é o segundo colocado no mercado de academias mundial, com 33 mil unidades registradas.

Há uma diversidade bastante grande de oportunidades para esse profissional, que pode formar-se na opção bacharelado ou licenciatura, sendo que todas têm em comum: o compromisso com a saúde, a paixão pela atividade física e a habilidade de atuar com pessoas.

A seguir, os locais onde atua o profissional de Educação Física:

ONG

O esporte pode ser transformador! Muitas vezes auxilia pessoas em situação de vulnerabilidade social, trazendo bons resultados até mesmo no desempenho escolar de crianças e inserção de adultos no mercado de trabalho.

ACADEMIAS

São muitas oportunidades de emprego para instrutores e personal trainers.  Esta última tem como atividades centrais as avaliações e aplicação de treinos personalizados, com um “atendimento VIP”.

O sucesso deste tipo de serviço prestado vai muito além de conhecimento técnico. É preciso também uma séria atenção à parte emocional, sendo vigilante quanto à motivação e satisfação do aluno.

ESCOLAS – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Para ser professor é preciso fazer o curso de licenciatura. Um bom estágio, como em muitas profissões, pode abrir os caminhos. Além disso, é preciso ter gosto por educar e perfil para trabalhar com crianças e jovens. Já na rede pública, o ingresso é por meio de concurso.

EMPRESAS

A rotina de longas horas no trabalho, especialmente para quem executa atividades repetitivas ou fica o dia todo na frente do computador…  Está exigindo que o educador físico invada os ambientes empresariais com a ginástica laboral, levantando a poeira, promovendo a saúde e alterando até mesmo o humor dos funcionários.

PROFISSIONAL AUTÔNOMO

A opção de trabalhar de maneira autônoma como personal trainer é uma tendência em alta. Ao fazer esta opção, o profissional de Educação Física deve aprender a encarar suas atividades como uma empresa, aprender a captar clientes e desenvolver habilidades de atendimento e dominar ferramentas de administração.

EMPRESAS DE TURISMO, PARQUES AQUÁTICOS, SPAS

Estes locais turísticos contratam educadores físicos para atividades de recreação. Entre elas, muitas podem ser mais “radicais”, como montanhismo e escaladas. Para acompanhar estas atividades o profissional deve buscar uma certificação especial e ter experiência nos esportes.

SETOR PÚBLICO

Quem prioriza estabilidade, pode achar seu lugar no setor público. É bom começar cedo a estudar para os concursos, devido à alta concorrência. Além do ingresso por meio de concurso, há também os cargos de confiança, que ocorrem por nomeação e cargos políticos.

.

Leia também o nosso Guia Profissões do Futuro, que começa com as tendências para a área da saúde e bem-estar!