Conheça melhor o curso de Psicologia

O curso de Psicologia é um bacharelado que dura em média 5 anos. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a procura por essa graduação aumento cerca de 25% na última década.

Parte desse interesse vem das mudanças vivenciadas pelo país. Hoje, as novas gerações estão cada vez mais interessadas em questões políticas, econômicas e sociais. Além disso, esses assuntos são abordados com frequência na escola.

Questões comportamentais e emocionais, como o bullying, fazem parte do cotidiano escolar. Isso acaba fazendo com que os jovens fiquem de olho na graduação que estuda o comportamento humano. Saiba mais sobre o curso!

O que o Psicólogo faz?

Em síntese, psicólogo é aquele estuda de maneira profissional comportamento humano. O curso de psicologia forma o indivíduo para cuidar do bem-estar psicológico das pessoas, habilitando o formando para ajudar os pacientes a enfrentar dificuldades emocionais, e fornecendo apoio psicológico a doenças ou distúrbios mentais.

Mas o trabalho de um psicólogo não pode ser resumido aos atendimentos feitos em consultório. A Psicologia é uma ciência cujo área de atuação é bastante ampla, podendo ser aplicada a educação, saúde, empresas e até mesmo ao esporte.

O que se estuda no curso de Psicologia?

Para contemplar essa amplitude de áreas, a grade curricular do curso de Psicologia abrange várias questões de maneira quase que integralmente teórica.

Uma das certezas que o candidato a psicólogo pode ter é que a faculdade de Psicologia exige muita leitura. São várias teorias a respeito das áreas estudadas, obras de diversos pensadores e estudiosos. Dessas leituras originam-se debates enriquecedores.

Quais as principais áreas de psicologia?

Se você chegou até aqui, deve estar interessado em saber com mais detalhes quais são essas áreas da Psicologia. Separamos algumas delas:

• Comportamentalismo: ajuda o estudante a entender quais fatores afetam nosso comportamento;
  • Psicopatologia: estuda a origem de doenças mentais e desvios de comportamento;
  • Avaliação Psicológica: ensina o futuro psicólogo a avaliar o paciente;
  • Práticas Clínicas: ensina o aluno a definir o tipo de intervenção psicológica mais adequada a cada caso.

O curso de Psicologia é uma das graduações mais indicadas para aqueles que gostam de ajudar pessoas e contribuir para uma sociedade mais leve e feliz. Se você está pensando em se dedicar a profissão, nosso conselho é que siga em frente. Você não vai se arrepender.

Veja o que o coordenador do curso de Psicologia da Uniandrade, Aislan José de Oliveira, fala sobre o curso:

“O objetivo essencial da formação do aluno é apropriação do conhecimento já produzido com o intuito de produzir novos conhecimentos a problemas sociais e da própria profissão de psicólogo. O curso proporciona ao aluno conhecimento teórico e técnico, baseado nos preceitos das ciências, da ética e na pluralidade do referencial teórico no entendimento da pessoa humana, habilitando-o para intervenções psicológicas de forma individual ou em grupo. O curso de Bacharelado em Psicologia Uniandrade oferta duas ênfases de formação: Processos Clínicos e Prevenção de doenças e Promoção da saúde.”

Conheça mais sobre o curso de Psicologia da Uniandrade!