Administração

Administração

Matriz Curricular

 

  • Auditoria Empresarial
  • Comércio Exterior
  • Comportamento Organizacional
  • Comunicação Empresarial
  • Contabilidade Básica
  • Direito Comercial
  • Direito do Trabalho e Legislação Social
  • Direitos Humanos e Meio Ambiente
  • Estágio Supervisionado I
  • Estágio Supervisionado II
  • Estatística
  • Ética nas Organizações
  • Fundamentos da Administração
  • Fundamentos da Economia
  • Fundamentos de Marketing
  • Fundamentos de Recursos Humanos
  • Gestão da Produção
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão de Custos e Controladoria
  • Gestão de Custos e Materiais
  • Gestão de Marketing
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão de Serviços
  • Gestão Financeira
  • Gestão Financeira II
  • Introdução a Gestão da Produção
  • Logística Empresarial
  • Pesquisa Operacional
  • Planejamento Estratégico
  • Sistemas de Informação para Gestão
  • Teoria Geral da Administração

Contato

Telefone: (41) 3219-4290

Perfil Profissiográfico

O Bacharel em Administração é o profissional responsável pela análise, planejamento, organização e desenvolvimento de estratégias de coordenação e controle dos negócios nas diferentes áreas organizacionais. Assim, o administrador exerce atividades voltadas à gestão, respeitando as questões sociais, ambientais e, sobretudo, éticas em todos os níveis hierárquicos das empresas.

Mercado de Trabalho

A versatilidade das atividades desempenhadas pelos administradores dão a esses profissionais um mercado de trabalho abrangente, porém, competitivo. As organizações exigem profissionais especializados para cada tipo de mercado e de negócios e os programas de trainee, por exemplo, são ótimas opções para quem está começando a carreira.

O Bacharel em Administração estará apto a:

  • Desempenhar funções de gestão nas diversas áreas da administração;
  • Elaborar projetos, relatórios e planos, tanto em contextos de atividades rotineiras como empreendedoras;
  • Prestar serviços de assessoria e consultoria;
  • Exercer cargos de gestão e de direção superior;
  • Elaborar estratégias políticas, programas e métodos de trabalho, planejando e utilizando com eficiência os recursos disponíveis;
  • Planejar, implementar e controlar atividades no campo administrativo, orientado por resultados de produtividade, rentabilidade e qualidade, conforme planos e metas estabelecidos pela empresa;
  • Elaborar pesquisas, análises, estudos e interpretações na área empresarial;
  • Analisar e implementar novos negócios.

Atuação

  • Gestão empresarial: administra as funções interdepartamentais de uma organização, abrangendo a organização estratégica, financeira, material e de recursos humanos. Administra os orçamentos, custos e projeções, se valendo da auditoria interna.
  • Recursos humanos: se o administrador for direcionado para o departamento de recursos humanos, pode gerir o relacionamento da organização com os colaboradores e sindicatos, além de coordenar os processos de admissão, treinamento, benefícios, planos de carreira e gestão de conflitos, por exemplo.
  • Departamento de compras: administra fornecedores, controla orçamentos, pesquisa preços, negocia preços, define as compras de produtos e equipamentos diversos.
  • Marketing, publicidade e vendas: planejamento e gestão de ações variadas de marketing e publicidade. Pesquisa sobre as necessidades dos clientes, supervisão de equipe para vendas, definição de metas e estratégias de negociação com clientes.
  • Departamento financeiro: administração dos recebimentos e pagamentos, da quitação de impostos e do departamento de cobrança. Organiza e coordena os procedimentos financeiros, gerindo o patrimônio, análise de orçamentos, capital de giro e fluxo de caixa.
  • Setor industrial: responsável pelo controle de qualidade, controle de estoque, gestão das rotinas da linha de produção, administra o processo produtivo e a logística para distribuição do produto final.
  • Setor Hoteleiro: administração de hotéis, motéis, pousadas, parques temáticos e afins. Supervisiona o funcionamento de toda a logística do estabelecimento, incluindo os serviços, a manutenção, as reservas e a limpeza.
  • Setor Hospitalar: gestão dos processos administrativos de hospitais, prontos-socorros, empresas de convênio médico ou seguro-saúde, sendo o responsável por todos os procedimentos necessários para o funcionamento da organização
  • Terceiro Setor: administra as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e suas aplicações em projetos ambientais, profissionalizantes, educacionais ou comunitários.
  • Comércio Exterior: administração de procedimentos relacionados a negociações diversas com empresas no exterior, como compra, venda, fusão e outros.

Perguntas Frequentes