10 dicas nutritivas para aumentar sua imunidade

Autor(a):

Em tempos de Coronavírus (COVID-19) manter uma dieta equilibrada é parte importante da prevenção, uma vez que a escolha de alimentos saudáveis aumenta a imunidade e reduz os riscos para o desenvolvimento dessa pandemia.

O Curso de Nutrição da Uniandrade elaborou 10 dicas importantes que devem ser colocadas em prática desde já, considerando-se ainda a importância de associá-las às estratégias de prevenção divulgadas pelo Ministério da Saúde. Vamos às dicas!

 

Industrializados? Fuja deles!

1) Mantenha uma dieta equilibrada e diminua os alimentos industrializados que apresentem em sua composição quantidades significativas de açúcar, gorduras, conservantes, sal, entre outros. 

2) Que tal descascar mais e desempacotar menos? Alimentos in natura são muito bem vindos! Assim, substituir empacotados e enlatados por frutas e verduras frescas é uma ótima alternativa.

3) Frutas cítricas devem ser consumidas frequentemente, pois são ricas em vitamina C, um antioxidante que aumenta a resistência do organismo. Ex: laranja, acerola, kiwi, etc.

 

Preste atenção à cor dos alimentos!

4) Alimentos verdes escuros como a couve, o brócolis e o espinafre apresentam ácido fólico em sua composição, uma vitamina importante para a formação dos glóbulos brancos. 

5) Alimentos ricos em zinco como o feijão, a lentilha, a ervilha e o grão de bico combatem doenças relacionadas ao sistema imunológico.

6) Alimentos ricos em ômega 3 também apresentam benefícios sobre o sistema imunológico, reduzindo a inflamação e ampliando a suas defesas. Portanto, não deixe de comer um peixinho, oleaginosas como castanhas e nozes, amêndoas e chia.

7) Alho e cebola são ricos em substâncias antivirais, antiparasitários antifúngicas. Assim podem ser usados amplamente em sua alimentação para reforçar suas defesas.

 

E as bebidas? Hidratação é tudo!

8) O consumo de iogurtes e bebidas fermentadas favorece a manutenção das bactérias benéficas de sua flora intestinal, favorecendo assim sua imunidade. Porém, evite aqueles iogurtes cheio de corantes e dê preferência ao iogurte natural. Misturá-lo com mel (de procedência conhecida) e frutas pode ser uma boa alternativa para a sua saúde. 

9) Mantenha-se hidratado! Ande sempre com uma garrafinha de água.

10) Rico em vitaminas C e B6, o gengibre pode e deve fazer parte de sua rotina diária de alimentação, visto que é um importante auxiliar na melhoria da imunidade e na redução de enfermidades. Que tal usá-lo no suco, nas carnes ou na forma de chás? 

 

Uma boa alimentação pode ajudar na prevenção de muitas doenças, mas na presença de sintomas associados ao COVID-19, procure por atendimento médico e siga as orientações do Ministério da Saúde!

#insta
This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for uniandradeoficial needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

#facebook
Uniandrade © 2019