Docentes do Mestrado participam de Encontro Internacional de Shakespeare

Autor(a):

Dentre os dias 17 a 20 de abril de 2019, em Washington D.C., Estados Unidos, participaram do 47th Annual Meeting Shakespeare Association of America – SAA (47º Encontro Anual da Associação Americana de Shakespeare – SAA) as docentes Dra. Anna Stegh Camati e Dra. Mail Marques de Azevedo, do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade.

Foto: Dra. Anna Camati e Dra. Mail Azevedo ao lado do painel de boas-vindas da Shakespeare American Association (SAA)

O Evento, voltado a membros da SSA e estudiosos da obra de Shakespeare em nível regional, nacional e internacional, contou com palestras, mesas-redondas, painéis e seminários, além de atividades suplementares: oficinas, projeções de filmes, entrevistas e encenações.

A participação principal das professoras da Uniandrade teve lugar no seminário intitulado Shakespeare and Cultural Appropriation (Shakespeare e Apropriação Cultural), realizado no dia 19 de abril de 2019, e centrado no questionamento da ética da apropriação cultural, mediante o estudo de sua estética, objetivos e recepção.

O seminário contou com um grupo formado por 32 estudiosos, sendo estes do Brasil, Espanha, Índia, Inglaterra, Irlanda, Macau, México, Polônia, Tchecoslováquia e Estados Unidos, e desenvolveu dois temas agregadores, a apropriação cultural em teoria e as encenações de Shakespeare.

Foto: Marcia Martins (PUC/Rio), Alexa Joubin (Washington University), Mail Azevedo (Uniandrade), Anna Camati (Uniandrade), Liana Leão (UFPR) e Cristiane Smith (Arizona State University)

O trabalho da professora Dra. Anna Stegh Camati, intitulado Nós do Morro appropriates Shakespeare’s Dream from an Intercultural Perspective (Nós do Morro apropria o Sonho de Shakespeare de uma perspectiva intercultural) aborda a encenação da peça Sonho de uma noite de verão pelo grupo teatral Nós do Morro. O trabalho discute como a encenação pelo grupo brasileiro “subordina o universo shakespeariano a questões e valores locais, gerando potencial expressivo não convencional e novas energias comunicativas, fundindo o local e o global.”

Também dentro da temática da encenação, o trabalho da professora Dra. Mail Marques de Azevedo, intitulado Emilia: a XXist century Globe production featuring Shakespeare´s Dark Lady (Emilia, uma produção do Globo do século XXI, apresentando a Dark Lady de Shakespeare) discute a apropriação da figura histórica de Shakespeare como personagem da peça Emilia, da dramaturga Morgan Lloyd Malcolm e escrita e encenada sob o aval da Diretoria Artística do Teatro Globe. O estudo põe em destaque o sucesso da concepção e execução da peça como libelo contra a discriminação do “outro” – a mulher e o estrangeiro – e o eco desses preconceitos em obras literárias posteriores.

Fotos: Dr. Michael Dobson, Diretor do Shakespeare Institute, Stratford-upon-Avon (UK) e Dra. Ayanna Thompson, Presidente da Shakespeare American Association (SAA) 2018-2019

#insta
This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for uniandradeoficial needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

#facebook
Uniandrade © 2019
WhatsApp chat