Enfermagem é a profissão com mais contratações em 2019, segundo o Ministério do Trabalho

O mercado de trabalho para enfermeiros anda em ritmo aquecido neste ano. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho referentes ao primeiro trimestre de 2019, a profissão foi a primeira de nível superior que mais gerou novos empregos com carteira assinada no Brasil.

Apesar do cenário instável de desemprego no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2019), cerca de 13.310 profissionais da área foram contratados nesse período, ultrapassando carreiras consagradas, como contador e nutricionista.

Fonte: Jornalismo Profissional Poder 360

Os números também foram satisfatórios no ano anterior. Em 2018, mais de 50 mil enfermeiros ocuparam postos de trabalho em todo o território nacional. O bom desempenho das profissões dessa área mostra que o mercado continuará necessitando de mão de obra especializada em saúde, setor que exige constante atualização.

Por isso, a carreira de Enfermagem pode garantir boas chances de empregabilidade ainda na formação do aluno. Atividades práticas e estágios são fundamentais, uma vez que permitem ao estudante vivenciar a realidade profissional, a organização do trabalho e as práticas interprofissionais.

De acordo com a União Nacional dos Estudantes (UNE), é preciso desenvolver habilidades comportamentais, como proatividade, criatividade, capacidade de trabalhar em equipe e proposição de soluções para solucionar problemas, características essenciais e que aumentam as chances de conquistar uma posição no mercado de trabalho.

As principais áreas de destaque e crescimento vem sendo os atendimentos em clínicas e consultórios, favorecendo a atividade autônoma desses profissionais, bem como a ampliação do atendimento à clientela no âmbito individual, coletivo e domiciliar.

Quer se destacar no mercado de trabalho ou aperfeiçoar os conhecimentos já consolidados? Invista em uma pós graduação na área da saúde! Conheça nossos cursos clicando aqui e saia na frente com um futuro promissor!