ENTREVISTA | Como começou o EaD na Uniandrade?

Autor(a):

Conversamos sobre o Programa EaD da Uniandrade com nosso Diretor Acadêmico, o Prof. Everaldo Andrade, que é Mestre em Educação, Especialista em Tutoria EaD e graduado em Pedagogia. Abordamos vários pontos importantes e neste post você encontra informações específicas sobre a história da instituição com relação à modalidade de ensino, bem como seus promissores planos para o futuro.  

Quando a Uniandrade começou a ofertar ensino a distância? Como foi?

A história do ensino a distância na Uniandrade tem início em janeiro de 2006. Nossas primeiras experiências foram na Pós-Graduação, ofertando cursos nas áreas de Educação e Gestão.

Também foram aplicadas em algumas disciplinas EaD, iniciando a oferta dos 20% nos cursos presenciais.

No ano de 2012, começamos a ofertar os cursos de extensão e a partir daí, demos início à criação de uma infraestrutura para a EaD.

 

E a Graduação EaD, como começou?

Foi a partir do ano de 2017, quando autorizamos 21 cursos de graduação. Nesse grupo de cursos, temos 12 tecnólogos, 04 bacharelados e 05 cursos de licenciatura. Para a gestão desses cursos, a Uniandrade criou o CEAD – Centro de Educação a Distância, que é o departamento responsável pela organização didático pedagógica junto à equipe multidisciplinar. É essa equipe que atua desde a criação do conteúdo até a oferta do curso.

Como estamos hoje e quais os planos para o futuro?

Hoje contamos com 21 cursos de graduação, sendo estes divididos em 12 tecnólogos, 04 bacharelados e 05 cursos de licenciatura.  Nós já nos destacamos com alguns diferenciais, por exemplo, alguns cursos ofertados que não são encontrados facilmente em outras instituições, como o curso de Serviço Social, Ciências Econômicas, Gestão Hospitalar, entre outros.

Estamos em uma fase em que temos uma boa infraestrutura física, tecnológica e um corpo docente qualificado para atender as demandas que nossos alunos esperam. Agora, vamos entrar em uma fase de divulgação mais ampla e expandir o programa.

A instituição está investindo para fortalecer nossa qualidade e crescer cada vez mais. A equipe está com  boas expectativas e muito empolgada!

Qual é a tendência para a modalidade a distância?

Sabemos que inicialmente, o ensino a distância surgiu para levar educação para regiões mais distantes do Brasil. Além disso, muitos professores viram a EaD como uma oportunidade de se aperfeiçoar e conquistar uma titulação. Diante disso e outros diversos motivos, aos poucos a EaD foi se tornando também uma solução para os grandes centros, atendendo as rotinas agitadas de executivos e da classe trabalhadora das pequenas e grandes cidades.

Em minha opinião, o ensino a distância não irá substituir o presencial. Acredito que existe público para todas as  modalidades de ensino.

 

Quer saber mais sobre a história do EaD? Reunimos os principais marcos históricos neste artigo. Boa leitura!

 

#insta
This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for uniandradeoficial needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

#facebook
Uniandrade © 2019