Entrevista | Coordenadora do Curso de Enfermagem, Janayna Luvizotto

Autor(a):

A coordenadora Janayna Luvizotto (ou apenas “Jana”, como é carinhosamente chamada por alunos e colegas) é nossa coordenadora do Curso de Enfermagem da Uniandrade e também uma orgulhosa ex-aluna da nossa instituição.

Conversamos um pouco sobre sua trajetória como enfermeira, coordenadora, professora, aluna… E descobrimos diversas curiosidades a seu respeito. Vamos conferir?

Coordenadora do Curso de Enfermagem, Janayna Luvizotto.

 

Uniandrade: Como foi o começo da sua trajetória na Enfermagem?

Janayna: Eu saí do primeiro grau, com 14 anos, e descobri um curso técnico, em 1990. Era uma escola que você fazia o ensino médio junto com o Técnico de Enfermagem. Eu resolvi encarar. Quando fiz 18 anos, comecei a trabalhar no Hospital da XV. Passei no concurso do Exército e quando fui aprovada no vestibular da Uniandrade, em 2002, precisei sair do Hospital da XV. Não dava pra levar os três…

 

 Uniandrade: Como foi sua experiência como aluna aqui?

Janayna: Pra mim foi fantástico, minha experiência foi muito boa. Estudava lá na João Negrão, não existiam os prédios aqui (Santa Quitéria). Me formei na turma de junho de 2006. Eu me destaquei, gostava de estudar. Em tudo eu me sobressaía, porque sempre fui líder. Mesmo nos grupinhos de adolescente, de criança… Minha meta era o Mestrado e agora eu defendi, sou Mestre!

 

Uniandrade: O que você destaca da experiência na Uniandrade?

Janayna: Eu gostei tanto, porque eu fui muito acolhida aqui. Minha faculdade foi excelente, o nível dos professores, dos laboratórios. Os eventos que tinha, as oportunidades de estágios que a gente fez, foi tudo muito produtivo. Depois eu continuei na Uniandrade, fiz duas Pós aqui, fiz “Urgência e Emergência em Saúde” e o de “Gestão”.

 

Uniandrade: O que precisa ter para se destacar na Enfermagem?

Janayna: A primeira coisa que precisa ter na Enfermagem é empatia. Capacidade de se colocar no lugar do outro. É doação, é saber que não tem fim de semana, festa com a família… E mesmo assim dizer: “eu quero abdicar de tudo isso por esta profissão”. Para mim, é louvável isso.

 

Uniandrade: E para ser um bom professor?

Janayna: Além de cumprir a nossa ementa, para que o aluno saia satisfeito, o professor tem que incentivar a crescer, a ter orgulho de onde está. Eu tenho muito orgulho. Eu fiz um acompanhamento dos alunos egressos. Quase 90% da última turma está empregada, muitos em hospitais referência da região.

 

Uniandrade: Como está a experiência na Coordenação?

Janayna: Achei minha cara, estou adorando. É bastante trabalho. Eu falo que vim pra ser referência pra eles, durante os quatro anos. Eu sou muito justa. O que é certo, é certo. O que não pode, não pode. Mas estou gostando… Eu sou uma parceira dos alunos, estou muito presente.

 

Uniandrade: Qual é a fórmula do sucesso?

Janayna: Paixão. Tem um ditado que diz, “se você realmente amar o que faz, não vai trabalhar nenhum dia da sua vida”. Eu sou apaixonada desde os 16 anos de idade, quando eu estagiei no (Hospital) Pequeno Príncipe e eu olhava para aquelas crianças e pensava “Eu nasci pra isso”. Já a docência veio como algo natural. Fui dando um treinamento aqui, uma aulinha ali e comecei a amar.

 

Uniandrade: Que livro, filme ou série indicaria?

Janayna: Eu tenho muita fé, sou católica, crismada, batizada… E um livro que eu li que chamou a minha atenção foi “A Cabana”. Faz a gente pensar muito. É um livro que te faz entender o que é o perdão. E uma série? Ah, gosto de “House”, né?

 

Uniandrade: Quais os planos para o futuro?

Janayna: Eu criei raiz e pretendo ficar! Têm desafios pro ano que vem…Tem Enade e tem a Clínica de Enfermagem. Estamos na fase de pré-projeto. Temos planos de atender primeiramente os funcionários. Depois começar a atender alunos e aí, quem sabe, em três anos abrir um programa para atender a comunidade.

 

Entrevista realizada em novembro/2018.

#insta
This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for uniandradeoficial needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

#facebook
Uniandrade © 2019
WhatsApp chat