FIES

FIES

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham participado do Enem a partir da edição de 2010, obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado na redação.

CRONOGRAMA FIES 2018/2

A inscrição no FiesSeleção ficará disponível para os CANDIDATOS no período de 16 de julho de 2018 até as 23 horas e 59 minutos do dia 22 de julho de 2018, observado o horário oficial de Brasília-DF pelo http://fiesselecao.mec.gov.br.

Para escolher nossa instituição, no grupo de preferência é necessário preencher o conceito do curso. Para isso clique aqui.

Antes de iniciar a contratação do financiamento junto ao SisFies, o estudante deverá:

  • Estar regularmente matriculado junto à Instituição;
  • A inscrição deve ser dentro do semestre para o qual se pretende o financiamento;
  • Verificar o manual com o passo a passo que está disponível no site do SisFies;
  • A senha do SisFies é responsabilidade do estudante e é com ela que se realizam todos os procedimentos necessário relativos ao Fies;
  • Todas as fases do processo têm prazos e devem ser observados.

Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:

1º Passo: Inscrição no SisFIES

O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o SisFIES e informar os dados solicitados.
http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal

Nesta etapa, o estudante deverá informar os valores da semestralidade. Em caso de dúvida, entre em contato com nossa Central de Relacionamento para confirmação dos valores. Ainda nesta etapa é informado o percentual a ser financiado. Caso seja contemplado com uma bolsa PROUNI e queira financiar o restante do curso pelo FIES, o percentual a ser informado deverá ser 100%, pois é em relação à diferença não contemplada pelo PROUNI.

2º Passo: Entrega de Documentos

Após concluir a inscrição no SisFIES, o candidato deverá se dirigir à Central de Relacionamento, com os originais para conferência, e protocolar a cópia dos seguintes documentos:

CANDIDATO

  • Comprovante de Inscrição concluída no Fundo de Financiamento Estudantil – FIES;
  • Histórico escolar;
  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência nominal (caso não seja nominal, o aluno deverá fazer declaração no verso da cópia com a informação do endereço que reside);
  • Comprovante de renda;

GRUPO FAMILIAR DECLARADO

  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência nominal (caso não seja nominal, o aluno deverá fazer declaração no verso da cópia com a informação do endereço que reside);
  • Comprovante de renda;

Para verificar os documentos exigidos acesse: http://sisfiesportal.mec.gov.br/arquivos/Documentacao_cpsa.pdf

 

Após a conclusão da inscrição no SisFIES, o estudante deverá entregar o comprovante da inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil – FIES, em nossa Central de Relacionamento em até dois dias úteis, contados a partir do dia da conclusão da inscrição, para que a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), de Ensino Superior tenha tempo hábil para corrigir eventuais erros ou verificar a falta de algum documento necessário. Isso evitará um eventual cancelamento de inscrição.

É muito importante lembrar que a IES só receberá documentos após às 18h, com último prazo de vencimento para o dia seguinte, se os valores informados estiverem corretos.

É de inteira responsabilidade do estudante as informações prestadas e a ciência dos prazos.

3º Passo: Validação das informações pela CPSA

Assim que a documentação for recebida pela Central de Relacionamento, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), responsável pela validação das informações prestadas pelo candidato, fará a verificação e validação da inscrição.

4º Passo: Validação das informações pelo aluno

Após a validação por parte da CPSA, o aluno também deverá validar o processo, acessando com sua senha, o site do SisFies.

5º Passo: Contratação do financiamento

Após a validação das informações, o estudante deverá comparecer a um Agente Financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.
No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência. Sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil os atuais Agentes Financeiros do Programa.

6º Passo: Finalização do processo

Após a devida contratação do Agente Financeiro, o estudante deverá protocolar uma via do contrato na Central de Relacionamento para que sejam lançados os créditos financeiros do Fies e dado baixa nas mensalidades.

Não esquecer que semestralmente:
– O estudante deverá ter aproveitamento acadêmico de 75% por exigência do MEC;
– Deverá ser feito o Aditamento do financiamento, conforme cronograma que será disponibilizado oportunamente pela Instituição.

Mais detalhes no site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

Em caso de dúvidas, procure nossa Central de Relacionamento ou envie um e-mail para fies@uniandrade.edu.br

PREENCHA O FORMULÁRIO E TIRA SUAS DÚVIDAS SOBRE O FIES

– nós entraremos em contato o mais breve possível –

Qual curso você quer fazer?

Tire suas dúvidas sobre o FIES