#FocoNosEstudos: Dicas de apps e ferramentas para grupos online

Por conta da pandemia de COVID-19, a recomendação das principais autoridades do país é ficar #EmCasa. Assim, os alunos com as aulas suspensas estão usufruindo da nossa plataforma de Ensino Remoto, assistindo aos vídeos dos professores, fazendo as atividades online e discutindo no fórum que desenvolvemos para todas as turmas.

Apesar do período exigir um distanciamento social, ainda é possível manter a sintonia dos grupos de estudos formados nas aulas presenciais. Algumas ferramentas práticas permitem uma interação em tempo real, por mensagens ou videochamadas, que ajudam a complementar o conteúdo das disciplinas e desenvolver ainda mais habilidades.

Leia também:

Quarentena: 10 museus famosos para conhecer sem sair de casa

Direto da cozinha: 5 alimentos que combatem a ansiedade

Estudo Remoto: 5 habilidades que você desenvolve estudando em casa

Escolha abaixo a melhor opção online para os encontros do grupo e #FOCONOSESTUDOS:

Google Groups

A nossa primeira dica para aperfeiçoar o desenvolvimento do seu grupo online é o site Google Groups. Apesar de ser um serviço disponível para a Web, o site é otimizado e pode ser utilizado em qualquer dispositivo móvel. Você tem a opção de criar tópicos de estudos e liberar o acesso para que o grupo inteiro deixe as próprias observações. As discussões podem ser organizadas em pastas e ainda é possível utilizar a edição no formato rich-text para personalizar o conteúdo com fontes, cores e imagens.

Hangouts

Enviar trabalhos do semestre e correções de atividades por e-mail ficou ainda mais prático com o auxílio do Hangouts. Além das opções de aplicativo para Android e iOS, o Hangouts pode ser utilizado na Web. Ele permite a inclusão de até 150 pessoas em um grupo, e aí você tem a opção de fazer videochamadas ou ficar apenas nas mensagens. E essa ferramenta não se restringe apenas ao envio de imagens, porque no meio de uma discussão acalorada com os colegas, por exemplo, você pode quebrar a tensão enviando GIFS animados, vídeos, emoticons, adesivos e até mesmo colocar mensagens no status do aplicativo para celular.

Facebook Messenger

Não é só de textão que vive o Facebook, a rede social oferece uma ferramenta excelente e disponível para todos os dispositivos. O Messenger já é um velho conhecido dos usuários, mas seus recursos podem ser explorados em um grupo de estudos online. Disponível também na Web, além de não ter limite para o número de arquivos que você quer compartilhar (documentos, fotos e vídeos), ele também oferece uma excelente opção para quem precisa fazer reunião às 08h00 da manhã: adicionar efeitos e filtros às ligações de vídeo.

Zoom

Após ganhar popularidade por conta do cenário que vivemos, o Zoom é um excelente aplicativo para fazer videoconferência com o seu grupo de estudos online. Além de gratuito, ele está disponível para Android e iOS, permitindo também o compartilhamento de documentos com até 25 pessoas. Você pode agendar reuniões, enviar mensagens e com toda a certeza aproveitar a excelente qualidade de vídeo e áudio do aplicativo.

Quase todo mundo tem o WhatsApp instalado no celular, não é mesmo? Ele é um aplicativo gratuito de mensagens que empresas, instituições de ensino e famílias gostam de usar. E é claro que também é excelente para as reuniões de estudos online. Use e abuse de grupos, faça videochamadas, compartilhe documentos e não esqueça de usufruir também do WhatsApp Web, um recurso que permite o acesso de mensagens do aplicativo diretamente do navegador de internet do computador.

Esperamos que o nosso conteúdo de hoje seja eficaz para você. Ao longo das próximas semanas, fique ligado (a) no blog da Uniandrade para ler mais dicas envolvendo o nosso cenário atual.