#ForaCOVID-19: dicas para deixar a sua casa segura!

Autor(a):

Na tarde de ontem, 19 de março, o Ministério da Saúde informou 621 casos oficias de infecção por coronavírus no Brasil. Em Curitiba, 234 casos são suspeitos e 17 já foram confirmados, um número expressivo que demonstra a rápida evolução do COVID-19.

Desde a semana passada, as autoridades de Curitiba estão orientando a população sobre diversas questões. Uma delas envolve permanecer em casa para diminuir a proliferação do COVID-19, que é transmitido pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas.

Assim, com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, reunimos algumas condutas que você deve seguir ao entrar e sair de casa e, claro, deixar o seu lar mais seguro.

Lembre-se: a PREVENÇÃO é a melhor forma de PROTEÇÃO! 

Ao entrar em casa:

1 – Não toque em nada antes de fazer a higienização. Uma excelente opção é deixar o álcool em gel na entrada, em algum lugar disponível perto da porta, para você enxergar primeiro e fazer a limpeza das mãos. Alguns condomínios já estão adotando essa tática, deixando o álcool em gel do lado de fora dos elevadores para o uso dos moradores.

2 – Não leve a sujeira da rua para os cômodos da sua casa. Se possível, tire os sapatos na entrada, logo após fazer a higienização das mãos.

3 – Tente manter na entrada de casa uma caixa para ser o “depósito de objetos” que estiveram com você na rua. Mochila, chaves, carteira… deixe tudo lá.

4 – Ir direto para a cozinha fazer a comida com a roupa suja não é a melhor das decisões. Então, deixe tudo em um saco plástico ou no cesto de roupas e, claro, lave o mais rápido possível.

5 – Tome banho antes de mais nada. Além de relaxar os músculos do corpo, a água e o sabonete eliminam os microrganismos da pele e auxiliam na defesa contra qualquer outro “morador” incomodo.

Ao sair de casa:

1 –  Você sabia que tudo dentro de um ônibus favorece a proliferação do COVID-19? Então, a nossa primeira e principal recomendação ao sair de casa é evitar ao máximo utilizar o transporte público.

2 – Leve lenços descartáveis para tocar em todas as superfícies possíveis. Descarte-os em seguida no lixo.

3 – O álcool em gel precisa estar em sua bolsa a todo momento. Além do lenço, use-o em seguida para proteger ainda mais.

4 – O calor humano pode ser dispensado no período que estamos vivendo. Assim, seja cordial, mas mantenha distância das pessoas.

5 – Utilize a máscara apenas se estiver tossindo ou gripado.

Deixando a casa protegida…

1 – Agora é a hora de fazer aquela faxina dos sonhos, e o cuidado é redobrado se o bichinho de estimação solta pelos. Varre a casa, tire o pó de todos os móveis e passe um pano com desinfetante em cada superfície visível.

2 – O ambiente precisa estar bem ventilado. Deixe as janelas e as portas dos cômodos abertas e, em caso de sacada, também deixe que o vento circule. Evite o ar condicionado, ok?

3 – Planejar encontros com amigos ou vizinhos dentro de casa não é a melhor das ideias. Fazer isso é criar a sua própria aglomeração, ou seja, evite ao máximo correr esse risco. As reuniões podem ser realizadas quando a pandemia estiver eliminada!

4 – Você mora com mais pessoas e tem o costume de compartilhar alguns itens (talheres, louças…)? O certo é evitar essa forma de compartilhamento, já que pessoas contaminadas podem espalhar o vírus. A nossa dica é que cada membro da família utilize os seus próprios objetos.

5 – Aproveite o tempo para arrumar a casa. Sabe aquela mudança na disposição dos móveis ou um reparo na cozinha que você está adiando? Chega de desculpas!

Esperamos que o nosso conteúdo de hoje seja eficaz para você. Ao longo das próximas semanas, fique ligado (a) no blog da Uniandrade para ler mais dicas envolvendo a prevenção do COVID-19.

#insta
This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for uniandradeoficial needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

#facebook
Uniandrade © 2019