Ciência da Computação
Ciência da Computação
Ciência da Computação

Empreendedorismo, pesquisa e mercado de trabalho são os três pilares que regem o curso e impactam na formação de nossos alunos. O principal objetivo do curso é trazer para o aluno uma educação de qualidade, atualizada com as tendências do mercado.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4276671E3

Prof. Edgar de Oliveira Cabral Filho
O CURSO

O curso de Ciência da Computação fornece as bases teóricas e práticas que permitem aos profissionais ingressar nas diversas áreas da informática. Ele desenvolve soluções computacionais para a sociedade por meio de sistemas, dispositivos, dentre outras áreas ligadas à Tecnologia da Informação.

O bacharel em Ciência da Computação formado pelo Centro Universitário Campos de Andrade – UNIANDRADE, em suas aplicações e implementações computacionais, utiliza os estudos dos algoritmos para todo e qualquer conhecimento referente à computação, o qual envolva telecomunicação, banco de dados, inteligência artificial, engenharia de software entre outras aplicações tecnológicas.

COMPETÊNCIAS
  • Capacidade de utilizar conhecimentos da ciência da computação, matemática, física, engenharia e tecnologia no apoio ao desenvolvimento de serviços e produtos robustos, seguros e de relevância social.
  • Capacidade de atuar profissionalmente com ética e de maneira sustentável, sempre avaliando o impacto de suas atividades no contexto social e ambiental.
  • Profundo conhecimento dos aspectos teóricos, científicos e tecnológicos.
  • Competência para identificar, analisar e documentar oportunidades, problemas e necessidades passíveis de solução via computação.
  • Desenvolver soluções computacionais  por meio de sistemas, dispositivos, dentre outras áreas ligadas à Tecnologia da Informação.
  • Habilidade em desenvolver e aprimorar modelos matemáticos e computacionais, protocolos de comunicação, técnicas de armazenamento de dados, construção de linguagens de programação, entre outras.
  • Capacidade de abstração para desenvolver as atividades de programação, projeto e modelagem de sistemas.
  • Compreensão da importância de se valorizar o usuário no processo de interação com sistemas computacionais.
  • Competência na utilização de técnicas de interação homem-máquina.
  • Capacidade em desenvolver pesquisas científicas, que o permita ingressar em programas de pós-graduação ou realizar estas pesquisas no terceiro setor.
  • Capacidade para conceber soluções inovadoras para tornar produtos competitivos.
  • Habilidade para desenvolver e projetar sistemas que integram software e hardware.
  • Capacidade para avaliar prazos e custos em projetos de software.
  • Competência em utilizar metodologias de desenvolvimentos de software adequadas para cada tipo de projeto.
  • Capacidade empreendedora, para tornar-se empresário ou trabalhar com Start-ups.
ÁREA DE ATUAÇÃO
  • Professor/pesquisador: ensina e desenvolve  pesquisas científicas na área computacional.
  • Sistemas de automação: desenvolve e administra sistemas de informação para automação industrial e robótica.
  • Consultoria em Tecnologia da Informação: atua em consultorias ou em empresas prestadoras de serviços de TI.
  • Engenharia de software:  planeja, modela, desenvolve e implanta sistemas de informação.
  • Banco de dados: desenvolve, implanta e documenta sistemas de banco de dados.
  • Redes e comunicação de dados: desenvolve e administra sistemas baseados em redes de computadores e telecomunicações.

 

  • ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
  • ÁLGEBRA E SISTEMAS LINEARES
  • ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
  • AUDITORIA E SEGURANÇA DE SISTEMAS
  • BASES MERCADOLÓGICAS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
  • CÁLCULO I
  • CÁLCULO II
  • COMPILADORES
  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA
  • CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
  • EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ON-LINE)
  • ELETRÔNICA BÁSICA E DIGITAL
  • EMPREENDEDORISMO (ON-LINE)
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE I
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE II
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  • ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
  • ESTRUTURA DE DADOS
  • ÉTICA PROFISSIONAL
  • FÍSICA APLICADA (VETORES E ELETROMAGNETISMO)
  • FUNDAMENTOS DA FÍSICA E DA MATEMÁTICA
  • FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO DISTRIBUÍDA
  • INGLÊS TÉCNICO
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • INTERFACE HOMEM MÁQUINA
  • INTRODUÇÃO AO BANCO DE DADOS
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
  • LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I (ALGORITMOS E LÓGICA)
  • LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO II (LINGUAGEM C)
  • LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO III (INTRODUÇÃO A ORIENTAÇÃO OBJETOS)
  • LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO IV (ORIENTAÇÃO A OBJETOS)
  • LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO V
  • LINGUAGENS FORMAIS, AUTÔMATOS E COMPUTABILIDADE
  • METODOLOGIA E TÉCNICA DE PESQUISA (ON-LINE)
  • NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ON-LINE)
  • PESQUISA E ORDENAÇÃO
  • POLÍTICAS PÚBLICAS E MEIO AMBIENTE (ON-LINE)
  • PROCESSAMENTO DE IMAGENS
  • REDES DE COMPUTADORES
  • SISTEMAS DIGITAIS
  • SISTEMAS OPERACIONAIS
  • SOLUÇÃO CRIATIVA DE PROBLEMAS (ON-LINE)
  • TEORIA DOS GRAFOS
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
  • VERIFICAÇÃO, VALIDAÇÃO E TESTE DE SOFTWARE
  • *DISCIPLINA DE LIBRAS OFERTADA COMO OPTATIVA

Carga Horária total: 3.842 horas-aula.

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