Ciência da Computação
Ciência da Computação
Ciência da Computação
Ciência da Computação
O CURSO

O curso de Ciência da Computação fornece as bases teóricas e práticas que permitem aos profissionais ingressar nas diversas áreas da informática. Ele desenvolve soluções computacionais para a sociedade por meio de sistemas, dispositivos, dentre outras áreas ligadas à Tecnologia da Informação.

O bacharel em Ciência da Computação formado pelo Centro Universitário Campos de Andrade – UNIANDRADE, em suas aplicações e implementações computacionais, utiliza os estudos dos algoritmos para todo e qualquer conhecimento referente à computação, o qual envolva telecomunicação, banco de dados, inteligência artificial, engenharia de software entre outras aplicações tecnológicas.

COMPETÊNCIAS
  • Capacidade de utilizar conhecimentos da ciência da computação, matemática, física, engenharia e tecnologia no apoio ao desenvolvimento de serviços e produtos robustos, seguros e de relevância social.
  • Capacidade de atuar profissionalmente com ética e de maneira sustentável, sempre avaliando o impacto de suas atividades no contexto social e ambiental.
  • Profundo conhecimento dos aspectos teóricos, científicos e tecnológicos.
  • Competência para identificar, analisar e documentar oportunidades, problemas e necessidades passíveis de solução via computação.
  • Desenvolver soluções computacionais  por meio de sistemas, dispositivos, dentre outras áreas ligadas à Tecnologia da Informação.
  • Habilidade em desenvolver e aprimorar modelos matemáticos e computacionais, protocolos de comunicação, técnicas de armazenamento de dados, construção de linguagens de programação, entre outras.
  • Capacidade de abstração para desenvolver as atividades de programação, projeto e modelagem de sistemas.
  • Compreensão da importância de se valorizar o usuário no processo de interação com sistemas computacionais.
  • Competência na utilização de técnicas de interação homem-máquina.
  • Capacidade em desenvolver pesquisas científicas, que o permita ingressar em programas de pós-graduação ou realizar estas pesquisas no terceiro setor.
  • Capacidade para conceber soluções inovadoras para tornar produtos competitivos.
  • Habilidade para desenvolver e projetar sistemas que integram software e hardware.
  • Capacidade para avaliar prazos e custos em projetos de software.
  • Competência em utilizar metodologias de desenvolvimentos de software adequadas para cada tipo de projeto.
  • Capacidade empreendedora, para tornar-se empresário ou trabalhar com Start-ups.
ÁREA DE ATUAÇÃO
  • Professor/pesquisador: ensina e desenvolve  pesquisas científicas na área computacional.
  • Sistemas de automação: desenvolve e administra sistemas de informação para automação industrial e robótica.
  • Consultoria em Tecnologia da Informação: atua em consultorias ou em empresas prestadoras de serviços de TI.
  • Engenharia de software:  planeja, modela, desenvolve e implanta sistemas de informação.
  • Banco de dados: desenvolve, implanta e documenta sistemas de banco de dados.
  • Redes e comunicação de dados: desenvolve e administra sistemas baseados em redes de computadores e telecomunicações.

 

Empreendedorismo, pesquisa e mercado de trabalho são os três pilares que regem o curso e impactam na formação de nossos alunos. O principal objetivo do curso é trazer para o aluno uma educação de qualidade, atualizada com as tendências do mercado.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4276671E3

Prof. Edgar de Oliveira Cabral Filho

1º PERÍODO
Criatividade e inovação
Leitura e produção de texto
Ética profissional
Economia e cenários globalizados
Bases mercadológicas da tecnologia da informação

2º PERÍODO
Linguagem de programação i
Física aplicada
Arquitetura e organização de computadores
Fundamentos da matemática
Inglês técnico e instrumental
Administração das organizações

3º PERÍODO
Sistemas digitais
Cálculo i
Linguagem de programação ii
Lógica matemática
Redes de computadores
Estudos antropológicos e sociológicos

4º PERÍODO
Linguagem de programação iii
Estrutura de dados
Matemática discreta
Cálculo ii
Banco de dados i
Qualidade de vida, meio ambiente e econômia sustentável

5º PERÍODO
Estatística e probabilidade
Pesquisa e ordenação
Linguagem de programação iv
Banco de dados ii
Algebra e sistemas lineares
Educação das relações étnico-racias

6º PERÍODO
Engenharia de software
Sistemas operacionais
Processamento de imagens
Análise de algoritmos
Fundamentos da progração paralela e distribuída
Empreendedorismo

7º PERÍODO
Teoria dos grafos
Computação gráfica
Linguagens formais, automatos e computabilidade
Pesquisa operacional e otimização
Linguagem de programação v
Metodologia científica da pesquisa
Estágio supervisionado i

8º PERÍODO
Tópicos especiais em ciência da computação
Inteligência artificial
Auditoria e segurança de sistemas
Compiladores
Interface homem máquina
Novas tecnologias da comunicação e da informação
Estágio supervisionado ii

compartilhar