Design de Interiores
Design de Interiores
Design de Interiores
Design de Interiores
O CURSO

O profissional de Design de Interiores tem formação focada na experimentação, empreendedorismo e tecnologia, próximas ao mercado e prática em laboratórios diversos. Está habilitado a projetar ambientes e mobiliário de maneira consciente, sustentável e criativa, sob a orientação de professores reconhecidos.

O curso de Design de Interiores da UNIANDRADE habilita o profissional a trabalhar com todo o processo de criação e desenvolvimento de projetos que contemplem a estética, a ergonomia, a funcionalidade, a plástica e a técnica, sempre em busca de um resultado eficiente e preservando o meio ambiente.

COMPETÊNCIAS
  • Atuação crítica, autônoma e criativa, visando o desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis.
  • Domínio da comunicação em língua nacional e das ferramentas facilitadoras e modernizadoras do acesso ao conhecimento, para o desempenho das atividades profissionais.
  • Análise, contextualização, diagnóstico e apresentação de soluções para situações previstas e imprevistas, rotineiras e inusitadas, avaliando os impactos decorrentes.
  • Percepção da aprendizagem como um processo autônomo e contínuo com vistas ao aprimoramento constante do conhecimento e sua aplicação.
  • Atuação integrada, participativa e cooperativa em equipes interdisciplinares.
  • Compreensão do meio ambiente, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos.
  • Conhecimento da realidade regional, nacional e internacional, para a formação de uma nova consciência, afinada com a sociedade em uma perspectiva global.

 

O QUE FAZ O PROFISSIONAL DA ÁREA

Atualmente, como o profissional não atua somente em projetos comerciais, corporativos, de serviços e industriais, podemos destacar também as áreas de planejamento de exposições e eventos, cenografia, soluções inovadoras e criativas, e especificação de materiais e tecnologias. Apesar da concorrência acentuada, a procura para se ter um designer de interiores é cada vez maior, pois o designer pode facilmente se destacar dos outros profissionais pela criatividade. O mercado tem procurado profissionais que tenham bastante prática e, por isso, estar sempre em contato com a profissão é muito importante.

Podemos destacar como possíveis campos de atuação do designer de interiores:

  • Escritório próprio;
  • Escritório de arquitetura e design de interiores;
  • Órgãos públicos e privados;
  • Lojas de móveis e decoração;
  • Construtoras e empreiteiras;
  • Indústria de Móveis e acessórios;
  • Administração: empresário, comprador de móveis e acessórios, gerente de interiores, gerente de produto, gestor de design;
  • Design & Criação: designer de produto, designer de acessórios, desenvolvimento de produto;
  • Informática: desenhista técnico, designer de estampa, papel de parede etc;
  • Pesquisa: professor, coordenador, pesquisa de tendência;
  • Teatro, TV & Cinema: cenografia.

O dia a dia do Designer de Interiores envolve atividades de pesquisa e estudo para elaboração de projetos. A partir de um briefing com clientes, são desenvolvidas e apresentadas propostas em forma de plantas: leiautes, piso, paredes, forro, iluminação, hidráulica, elétrica, detalhamento, perspectivas e maquetes, além dos orçamentos para a execução. A partir da aprovação dos estudos pelo cliente, são executados os projetos finais, contratada a mão de obra necessária, com documentos gráficos e técnicos para a perfeita execução do projeto.

MOTIVOS PARA CURSAR DESIGN DE INTERIORES NA UNIANDRADE
  • Curso está muito bem posicionado no mercado e entre os melhores do país.
  • Carga horária muito prática, além do embasamento teórico. Dessa forma o profissional concluirá o curso apto a criar e executar e fazer a gestão do projeto.
  • O diferencial também é a carga horária intensa de projeto, informática, conforto ambiental e sustentabilidade, proporcionando pleno aprendizado.
PALAVRAS DA COORDENADORA DE CURSO

Os profissionais de design de interiores, formados na UNIANDRADE, adquirem um aprendizado que preza pela interdisciplinaridade e a integração entre o aprendizado teórico e prático. Estudam a elaboração e o gerenciamento de projetos, nos quais, fatores como a estética, tendência, conforto ambiental, ergonomia e tecnologia sejam diferenciais para o mercado. Pesquisas sobre cores, texturas, estilo e desenvolvimento de produtos são outros diferenciais aplicados ao curso.

Rosângela Borges Teixeira Fayet (Pretta Fayet)

Coordenadora
Contato:  moda.interiores@uniandrade.edu.br

Os profissionais de design de interiores, formados na UNIANDRADE, adquirem um aprendizado que preza pela interdisciplinaridade e a integração entre o aprendizado teórico e prático. Estudam a elaboração e o gerenciamento de projetos, nos quais, fatores como a estética, tendência, conforto ambiental, ergonomia e tecnologia sejam diferenciais para o mercado. Pesquisas sobre cores, texturas, estilo e desenvolvimento de produtos são outros diferenciais aplicados ao curso.

Profª Beatriz Lemos de Almeida

1º modulo – Fundamentação teórica
Estética e percepção visual
Pesquisa de mercado
Teoria do design
História da arte e teoria da cor
Leitura e produção de texto

2º modulo – Projeto comercial
Projeto comercial
Tecnologia de construção: materiais, instalações e revestimentos
Informática aplicada 3d
Conforto ambiental comercial
Estudos antropológicos e sociológicos

3º modulo – Projeto residencial
Projeto residencial
Paisagismo e ecodesign
Conforto ambiental residencial
Informática aplicada 2d
Educação das relações etnico-raciais
Qualidade de vida, meio ambiente e economia sustentável

4º modulo – Desenho de produto
Projeto de ambientes expositivos
Projeto de ambientes especiais
Desenho de produto
História do mobiliário e da arquitetura
Tópicos especiais de design de interiores
Empreendedorismo

compartilhar