Educação Física (Licenciatura)
Educação Física (Licenciatura)
Educação Física (Licenciatura)

Na UNIANDRADE, desde o primeiro momento, você estará iniciando seu aprendizado na profissão que lhe possibilita uma grande sustentabilidade profissional, pois onde existir o ser humano, o aluno poderá desenvolver suas atividades enquanto profissional de educação física.

Você aprenderá que o corpo é muito mais que a junção de ossos, músculos, órgãos, vísceras e gordura, É A REPRESENTAÇÃO VISUAL DO EU, ou seja, um ser humano que transporá as dificuldades em razão direta de sua disponibilidade corporal.

Aprenda a aprender! Na Uniandrade você terá uma formação que lhe capacitará a ser um profissional do século XXI.

Profª Letícia Cardoso Marto
O CURSO

O Curso de Licenciatura em Educação Física forma profissionais para atuar em diferentes níveis da educação, na rede privada e pública de ensino. Os professores de Educação Física, por meio da prática e da teoria, serão agentes de inclusão social ao desporto, incentivando a prática esportiva e promovendo a saúde e bem-estar no âmbito educacional.

Os professores de Educação Física formados pela UNIANDRADE, utilizarão modernas técnicas de formação profissional como a problematização, as aulas dialogadas, a sala de aula invertida, o ambiente virtual de aprendizagem, e desenvolverão em seus alunos as habilidades para a resolução de problemas, a aptidão verbal, bem como as competências sociais.

COMPETÊNCIAS
  • Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.
  • Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins.
  • Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional.
O QUE FAZ O PROFISSIONAL DA ÁREA
  • Regência/Docência em Educação Física na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, Médio e Educação Especial.
  • Identificação, planejamento, programação, organização, direção, coordenação, supervisão, desenvolvimento, avaliação de conteúdos do componente curricular/disciplina Educação Física, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio.
  • Atuar nas atividades de natureza técnico-pedagógicas (Ensino, Pesquisa e Extensão), no campo das disciplinas de formação técnico-profissional no Ensino Superior, objetivando a formação profissional.
MOTIVOS PARA CURSAR NA UNIANDRADE
  • Metodologia de ensino com suporte na Pedagogia Ativa.
  • Ideologia – valorização do ser humano enquanto indivíduo capaz.
  • Atividades de extensão – contato com o Mercado de trabalho desde o 1º Período.
  • Avaliação de desempenho – acompanhamento do desempenho do aluno durante o Curso em razão de utilização da Avaliação Integradora.
  • Curso de reciclagem semestral com os professores.
  • Biblioteca integrada e com um acervo físico e digital atualizado.
INFRAESTRUTURA FÍSICA

Laboratório de Anatomia;
Laboratório de Ludo motricidade;
Laboratório de Ginástica;
Cancha Poliesportiva;
Avaliação Física.

  • ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
  • ANATOMIA DO MOVIMENTO
  • ANATOMIA HUMANA
  • BIOESTATÍSTICA
  • BIOÉTICA
  • CINEANTROPOMETRIA
  • CINESIOLOGIA
  • CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
  • DESPORTO INDIVIDUAL I (ATLETISMO)
  • DESPORTO INDIVIDUAL II
  • DESPORTO INDIVIDUAL III
  • EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
  • EMPREENDEDORISMO
  • ESPORTE DIVERSIDADE E INCLUSÃO
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  • ESTIMULAÇÃO MOTRICIA
  • ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS
  • FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
  • FISIOLOGIA HUMANA E APLICADA
  • HIGIENE E SOCORROS DE URGÊNCIA
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
  • JOGOS DE OPOSIÇÃO
  • JOGOS INTELECTIVOS
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
  • LIBRAS
  • LUDOMOTRICIDADE
  • METODOLOGIA CIENTÍFICA DA PESQUISA
  • METODOLOGIA DO ENSINO DE DESPORTO COLETIVO I (VOLEIBALL)
  • METODOLOGIA DO ENSINO DE DESPORTO COLETIVO II (FUTSAL)
  • METODOLOGIA DO ENSINO DE DESPORTO COLETIVO III (HANDBALL)
  • METODOLOGIA DO ENSINO DO DESPORTO COLETIVO IV
  • ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
  • PRÁTICA CURRICULAR I
  • PRÁTICA CURRICULAR II
  • PRÁTICA CURRICULAR III
  • PRÁTICA CURRICULAR IV
  • PSICOLOGIA EM SAÚDE
  • PSICOMOTRICIDADE
  • QUALIDADE DE VIDA, MEIO AMBIENTE E ECONOMIA SUSTENTÁVEL
  • RELAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÃO DE ENSINO, FAMÍLIA E COMUNIDADE
  • RITMOS E MOVIMENTOS
  • SAÚDE AMBIENTAL
  • TEORIA DO CONHECIMENTO (DIDÁTICA)
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Carga Horária total: 3.894 horas-aula.

compartilhar