Física
Física
Física
Física
CONCEPÇÃO / COMO É O CURSO:

O curso de Licenciatura em Física busca formar professores proficientes em lecionar Física em seus diferentes níveis de ensino, seja no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, no Ensino Superior, no Ensino Técnico, além de voltar seu ensino para a Educação Ambiental, Educação Étnico-Racial e Educação Inclusiva. A grade do curso está dividida em três conjuntos de disciplinas: As disciplinas teóricas, as disciplinas didático-pedagógicas e as disciplinas práticas. O objetivo dessas disciplinas é fornecer ao discente subsídios suficientes para que atue na carreira docente com maestria.

COMPETÊNCIAS:
  • Dominar princípios gerais e fundamentais da Física, estando ao mesmo tempo familiarizado com as áreas clássicas e modernas;
  • Descrever e explicitar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;
  • Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados, sabendo usar de meios alternativos, adaptando-se a realidade local;
  • Manter atualizada sua cultura científica e sua técnica profissional específica para poder dar continuidade a sua formação;
  • Desenvolver uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a ciência como conhecimento histórico desenvolvido em distintos contextos culturais, econômicos e político-sociais. Usar desta ética no planejamento e organização dos sistemas de ensino, tanto nas esferas administrativas como na prática pedagógica;
  • Ser capaz de relacionar o conhecimento científico com a realidade social, proporcionando aos alunos a percepção da abrangência dessas relações;
  • Desenvolver e propagar a cultura científica como método de construção de verdades históricas.
O QUE FAZ O PROFISSIONAL DA ÁREA:

O profissional formado na área de Licenciatura em Física atua com processos de ensino em suas diferentes modalidades: seja na docência, em aulas nos diferentes níveis de ensino, seja na produção de material didático, seja em cargos de gestão e organização escolar ou em consultoria educacional, além de outras possibilidades.

MOTIVOS PARA CURSAR NA UNIANDRADE:

O curso de Licenciatura em Física da Uniandrade têm se tornado referência em Curitiba na formação de professores. O profissional formado pela Uniandrade rapidamente se enquadra no mercado de trabalho, muitas vezes antes de concluir o curso. O quadro docente é formado por professores influentes na área de formação de professores de Física que estão engajados na formação pessoal de cada estudante. O diferencial do curso de Física da Uniandrade é contar com um quadro docente composto por especialistas, mestres e doutores, com ampla experiência profissional, tanto no ensino como na pesquisa. O Projeto Político Pedagógico do Curso apresenta uma matriz curricular que contempla as reais necessidades do licenciado em Física, permitindo ao aluno a integração ao mercado de trabalho imediatamente. Ao longo do curso busca-se a associação entre a teoria e a prática, com a realização de visitas técnicas orientadas às diferentes instituições que trabalham com a área da física, a utilização do laboratório que permite ao aluno vivenciar in loco o que aprendeu na sala de aula, aplicando seu conhecimento no desenvolvimento de elementos físicos, por meio da participação em Congressos e Seminários, apresentando trabalhos em diversas formas.

PALAVRA DO COORDENADOR DO CURSO:

Você já pensou em se tornar professor de Física? O curso de Licenciatura em Física da Uniandrade abre as portas para você com todo nosso suporte de professores engajados na sua formação pessoal e capacitados para fornecer a você as bases teórico-prática-pedagógicos para atuar com maestria nos processos de ensino.

CORPO DOCENTE
  • Adilaurinda Ribeiro de Oliveira – Doutora
  • Alessandro Cavassin Alves – Doutor
  • Allan Felipe Nunes Perna – Mestre
  • Anna Stegh Camati – Doutora
  • Camila Francisca de Melo – Mestre
  • Clevisson Junior Pereira – Doutor
  • Dinei Andrade Junior – Especialista
  • Everton Ribeiro – Mestre
  • Guilherme Augusto Pianezzer – Doutor
  • Ivan Chaves – Mestre
  • João José Gonçalves Dias – Mestre
  • Liliane Cristina Coelho – Doutora
  • Liza Macedo Lopes – Mestre
  • Loureni Fagundes dos Reis – Mestre
  • Maria Cecília Martins de Oliveira – Doutora
  • Milene Dutra da Silva – Mestre
  • Ronise Martins Santiago – Doutora

Você já pensou em se tornar professor de Física? O curso de Licenciatura em Física da Uniandrade abre as portas para você com todo nosso suporte de professores engajados na sua formação pessoal e capacitados para fornecer a você as bases teórico-prática-pedagógicos para atuar com maestria nos processos de ensino.

Prof. Guilherme Augusto Pianezzer
  • ÁLGEBRA LINEAR
  • CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
  • CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
  • CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
  • DIDÁTICA
  • EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • ELETRICIDADE E MAGNETISMO I
  • ELETRICIDADE E MAGNETISMO II
  • EMPREENDEDORISMO
  • EQUAÇÕES DIFERENCIAIS
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – médio e profissional
  • ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS
  • FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
  • FÍSICA I
  • FÍSICA II
  • FÍSICA III
  • FUNÇÕES DE VARIÁVEIS COMPLEXAS
  • FUNDAMENTOS DA FÍSICA QUÂNTICA
  • FUNDAMENTOS DA RELATIVIDADE
  • GEOMETRIA ANALÍTICA
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
  • HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA FÍSICA
  • INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA
  • LABORATÓRIO DE FÍSICA A
  • LABORATÓRIO DE FÍSICA B
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
  • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
  • MECÂNICA CLÁSSICA
  • METODOLOGIA CIENTÍFICA DA PESQUISA
  • METODOLOGIA PARA O ENSINO DE FÍSICA
  • ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
  • ÓTICA
  • PRATICA PEDAGÓGICA I
  • PRATICA PEDAGÓGICA II
  • PRATICA PEDAGÓGICA III
  • PRATICA PEDAGÓGICA IV
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
  • QUALIDADE DE VIDA, MEIO AMBIENTE E ECONOMIA SUSTENTÁVEL
  • QUÍMICA
  • TERMODINÂMICA E FLUIDOS
  • TÓPICOS DE INFORMÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

Carga Horária Total: 3894 horas aula

compartilhar