Matemática
Matemática
Matemática

Você já pensou em se tornar professor de Matemática? O curso de Licenciatura em Matemática da Uniandrade abre as portas para você com todo nosso suporte de professores engajados na sua formação pessoal e capacitados para fornecer a você as bases teórico-prática-pedagógicos para atuar com maestria nos processos de ensino.

Prof. Guilherme Augusto Pianezzer
CONCEPÇÃO / COMO É O CURSO:

O curso de Licenciatura em Matemática busca formar professores proficientes em lecionar Matemática em seus diferentes níveis de ensino, seja no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, no Ensino Superior, no Ensino Técnico, além de voltar seu ensino para a Educação Ambiental, Educação Étnico-Racial e Educação Inclusiva. A grade do curso está dividida em três conjuntos de disciplinas: As disciplinas teóricas, as disciplinas didático-pedagógicas e as disciplinas práticas. O objetivo dessas disciplinas é fornecer ao discente subsídios suficientes para que atue na carreira docente com maestria. O curso de Licenciatura em Matemática deve, ao longo do processo de formação profissional dos alunos, incentivá-los ao desenvolvimento de um conjunto de habilidades relativas ao processo de ensino aprendizagem, bem como adquirirem domínio dos conteúdos relativos às áreas de Álgebra, Análise Matemática, Estatística, Física, Geometria, Informática, Fundamentos da Matemática. As habilidades e conteúdos deverão se articular para a formação de um perfil profissional de egresso que atenda às necessidades das instituições de ensino. O curso oferece uma formação sólida e oportuniza o desenvolvimento de aptidões e conhecimentos para a aprendizagem dos conteúdos necessários à formação de um profissional plenamente capacitado para o ensino da matemática. Além disso, visa incentivar os licenciados a colocarem-se frente ao conhecimento matemático em permanente atitude de atualização e aperfeiçoamento.

COMPETÊNCIAS:
  • Capacidade de utilizar os conhecimentos e concentrar sua preocupação no aspecto da formação, voltada para a prática de ensino e a prática no âmbito da pesquisa, inserida em um contexto que seja a expressão associativa da teoria e prática;
  • Capacidade de utilizar o conhecimento, para a partir deste, derivar condutas pessoais e profissionais, responsáveis e éticas;
  • Capacidade de inserir suas ideias no conhecimento disponível, de maneira crítica e pessoal e consistente;
  • Capacidade de atuar profissionalmente, no âmbito de suas funções como agente do contexto educacional, mediante ações cientificamente fundamentadas, adequadas à sua área de atuação e socialmente significativas;
  • Capacidade de entender as relações sócio/político/econômico do meio onde se insere como indivíduo e profissional e de intervir crítica e produtivamente nesse meio, considerando sempre as características dessas relações;
  • Capacidade de trabalhar com mudanças, enfrentando novas situações e os impactos das transformações que vêm operando na área educacional;
  • Capacidade de atuar em equipes interdisciplinares;
  • Capacidade de elaborar e executar projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares;
  • Capacidade para analisar as variáveis que interferem e determinam os problemas educacionais e específicos da área da Matemática com os quais está trabalhando e
  • Capacidade de desenvolver com criatividade procedimentos didático-pedagógicos que contribuam para a qualidade do ensino-aprendizagem.
O QUE FAZ O PROFISSIONAL DA ÁREA:

O profissional formado na área de Licenciatura em Matemática atua com processos de ensino em suas diferentes modalidades: seja na docência, em aulas nos diferentes níveis de ensino, seja na produção de material didático, seja em cargos de gestão e organização escolar ou em consultoria educacional, além de outras possibilidades.

MOTIVOS PARA CURSAR NA UNIANDRADE:

O curso de Licenciatura em Matemática da Uniandrade têm se tornado referência em Curitiba na formação de professores. O profissional formado pela Uniandrade rapidamente se enquadra no mercado de trabalho, muitas vezes antes de concluir o curso. O quadro docente é formado por professores influentes na área de formação de professores de Matemática que estão engajados na formação pessoal de cada estudante. O diferencial do curso de Matemática da Uniandrade é contar com um quadro docente composto por especialistas, mestres e doutores, com ampla experiência profissional, tanto no ensino como na pesquisa. O Projeto Político Pedagógico do Curso apresenta uma matriz curricular que contempla as reais necessidades do licenciado em Matemática, permitindo ao aluno a integração ao mercado de trabalho imediatamente. Ao longo do curso, busca-se a associação entre a teoria e a prática, com a realização de visitas técnicas orientadas a diferentes instituições que trabalham com a área da Matemática. Nossos alunos fazem uso do laboratório de matemática que permite a vivência in loco do que se aprendeu na sala de aula. Os acadêmicos da UNIANDRADE  participam constantemente de Congressos e Seminários, apresentando trabalhos em diversas formas.

PALAVRA DO COORDENADOR DO CURSO:

Você já pensou em se tornar professor de Matemática? O curso de Licenciatura em Matemática da Uniandrade abre as portas para você com todo nosso suporte de professores engajados na sua formação pessoal e capacitados para fornecer a você as bases teórico-prática-pedagógicos para atuar com maestria nos processos de ensino.

CORPO DOCENTE
  • Adilaurinda Ribeiro de Oliveira – Doutora
  • Alessandro Cavassin Alves – Doutor
  • Allan Felipe Nunes Perna – Mestre
  • Anselmo Rodrigues – Doutor
  • Bruna Tatsumi Narazaki – Especialista
  • Camila Francisca de Melo – Mestre
  • Clevisson Junior Pereira – Doutor
  • Denis Pereira Martins – Doutor
  • Dinei Andrade Junior – Especialista
  • Everton Ribeiro – Mestre
  • Guilherme Augusto Pianezzer – Doutor
  • Ivan Chaves – Mestre
  • João José Gonçalves Dias – Mestre
  • Liliane Cristina Coelho – Doutora
  • Liza Macedo Lopes – Mestre
  • Loureni Fagundes dos Reis – Mestre
  • Maria Cecília Martins de Oliveira – Doutora
  • Milene Dutra da Silva – Mestre
  • Ronise Martins Santiago – Doutora
CONTATO

Telefone: (41) 3219-4290
E-mail: licenciaturas.exatas@uniandrade.edu.br

  • ÁLGEBRA E ESTRUTURAS ALGÉBRICAS
  • ÁLGEBRA LINEAR
  • ANÁLISE MATEMÁTICA
  • CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
  • CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
  • CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
  • CÁLCULO NUMÉRICO
  • DESENHO GEOMÉTRICO
  • DIDÁTICA
  • EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • EMPREENDEDORISMO
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – médio e profissional
  • ESTATÍSTICA
  • FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
  • FÍSICA I
  • FÍSICA II
  • FÍSICA III
  • FUNÇÕES DE VARIÁVEL COMPLEXA
  • GEOMETRIA ANALÍTICA
  • GEOMETRIA EUCLIDIANA
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
  • HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA MATEMÁTICA
  • INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
  • LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
  • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
  • LÓGICA MATEMÁTICA
  • MATEMÁTICA – LICENCIATURA
  • MATEMÁTICA FINANCEIRA
  • METODOLOGIA CIENTÍFICA DA PESQUISA
  • METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
  • MODELAGEM MATEMÁTICA
  • ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
  • ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA I
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA II
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA III
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
  • QUALIDADE DE VIDA, MEIO AMBIENTE E ECONOMIA SUSTENTÁVEL
  • TÓPICOS DE INFORMÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

Carga Horária Total: 3894 horas-aula

compartilhar