Curiosidades sobre o sistema de Logística e Transporte no Brasil

Autor(a):

Você pode não perceber, mas quase tudo o que está à sua volta passou pelo processo de fabricação e, posteriormente, pelo processo de transporte. Desde roupas, alimentos e peças automotivas, até medicamentos, armamentos e órgãos humanos; tudo isso fez parte de um sistema estrategicamente pensado por profissionais de Logística.

Essencial para o funcionamento de empresas de diversos segmentos, a Logística brasileiras possui peculiaridades que a destaca de outros países. Segundo estudos da Logistics Performance Index (2018), o Brasil aparece na 56° posição entre 160 países no Ranking de Logística do Banco Mundial, estando à frente de países como Filipinas (60°), Argentina (61º) e Ucrânia (66°).

Mas isso não é tudo. Preparamos algumas curiosidades sobre o sistema de Logística e Transporte no Brasil que você vai se surpreender!

 

PENSADA COMO ESTRATÉGIA DE GUERRA

Descobertas históricas apontam que a Logística já estava presente nos maiores exércitos dos tempos antigos. A Civilização Minoica, surgida entre os séculos XXX e XC a.C., possuía documentos contábeis que relatavam estratégias de abastecimento de suprimentos durante a guerra, realizados por depósitos.

Os Romanos também utilizavam sistemas organizados de fluxos de fornecimentos, acompanhados por engenheiros, armeiros e mão de obra técnica. Já os Mongóis (século XIII) utilizavam da disciplina e planejamento na divisão de seu exército. Diversos grupos eram segmentados para o transporte de bagagens, animais, suprimentos e armamentos.

Entretanto, nada foi tão avançado quanto o uso da Logística na Primeira e Segunda Guerra Mundial. Com o uso do transporte a motor por combustão e a inserção de tecnologias de comunicação, os processos estratégicos eram cruciais para garantir a segurança das tropas. Como contribuição, houve o aperfeiçoamento da frota dos meios de transporte em todo o mundo, inclusive no Brasil.

 

MATURIDADE COMERCIAL APENAS NA DÉCADA DE 90

Nos anos 60, o Brasil apresentava menor concorrência pela venda de produtos, já que estes possuíam vida útil mais longa. Com o avanço no desenvolvimento e na diversidade de bens oferecidos, os primeiros problemas de estoque começaram a surgir.

A solução para reposição, transporte e distribuição de produtos foi uma preocupação durante anos, pois a maioria dos processos eram manuais. Foi apenas nos anos de 1990 que a Logística nacional obteve espaço e crescimento, de fato. Isso se deu ao processo de redução de alíquotas de importação, que impactou de forma profunda a maneira com que o brasileiro comprava seus produtos. 

Com as demandas aumentando em proporção, muitas empresas tiveram que adaptar-se ao novo cenário, na qual a agilidade era o fator incisivo. Além disso, a abertura de mercado fez com que grandes empresas automobilísticas se instalassem no país, aumentando o consumo de bens e serviços, exigindo pessoal qualificado e estratégias de transporte e Logística mais sofisticadas e profissionais.

 

MELHOR AMIGA DA BLACK FRIDAY

O brasileiro está aderindo cada vez mais às compras online. Dados da E-Commerce Brasil, um importante portal de fomento ao comércio eletrônico, revelam que de janeiro a dezembro de 2019 houve um crescimento nominal de 23% nas vendas pela internet, em relação ao mesmo período do ano anterior. A preferência do consumidor inclui moda, cosmética, eletrônicos e eletrodomésticos.

Tendo em conta que o e-commerce movimenta um faturamento bilionário no Brasil, a reputação do vendedor é um fator essencial de convencimento aos seus clientes. Por isso, o papel da Logística é imprescindível nesse setor econômico, já que deve cumprir com os prazos e entregas dos produtos em tempo hábil e perfeito estado, atendendo às expectativas dos consumidores.

A E-Commerce Brasil ainda disponibiliza a Top Ecommercer Ranking Reports, um levantamento a nível global com as empresas líderes em vendas pela internet. Confira a lista completa clicando aqui.

 

UMA ÁREA CARENTE DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

Apesar das diversas oportunidades de trabalho, bem como a crescente oferta de qualificação em cursos de graduação e pós-graduação em Logística, a área ainda carece de profissionais para atender todas a demanda do país. Destes, o setor que mais garante ascensão profissional está na função de Planejamento de Estratégia.

A causa para a busca constante nesse setor está no crescimento do e-commerce no Brasil. Segundo uma pesquisa de carreiras feita pela Revista Exame, em 2016, grandes empresas como Shell, IBM, Samsung, Unilever, Ambev, Pepsico Johnson & Johnson possuem os melhores salários para essa função.

A faixa média de salários está entre R$ 7.481 e R$ 10.600 para o cargo de gerente de logística. Por isso é importante investir no constante aperfeiçoamento profissional, já que o mercado na área de Logística está repleto de oportunidades por ser tão essencial na sociedade.

 

COMO CURSAR LOGÍSTICA?

A Uniandrade, uma das maiores referências em ensino superior do país, disponibiliza o curso de graduação presencial em Tecnólogo em Logística, na qual habilita seus tecnólogos a gerenciar os processos logísticos, aprendendo a supervisionar o recebimento, armazenamento, movimentação e a carga e descarga de materiais de diferentes naturezas.

Para saber mais, clique aqui.

Agora, se você é formado, mas pretende atuar nas diversas áreas relacionadas à logística empresarial, o MBA em Logística e Distribuição é perfeito para o seu perfil. Com esta especialização, você obtém o conhecimento das referências que possibilitam pensar e agir estrategicamente frente aos desafios da Logística Empresarial; como processos, capital humano, produtividade e custos logísticos.

Ficou interessado? Clique aqui e conheça agora.

#insta
This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for uniandradeoficial needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

#facebook
Uniandrade © 2019