Teoria Literária

Teoria Literária

O projeto do Curso de Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade foi elaborado por um grupo de professores doutores e pós-doutores, oriundos de várias IES do país, em 2004-2005 e encaminhado para apreciação no final de 2005. Recomendado pela Capes, abriu processo seletivo em 2006 e teve a primeira turma aprovada para iniciar seus trabalhos no segundo semestre daquele ano. No início pouco conhecido na região, o curso de Mestrado passou a ser respeitado pela excelência do quadro de docentes, pelas filiações dos professores a associações nacionais e internacionais de renome, pelas publicações e pela dedicação dos mesmos aos alunos, tanto como professores como orientadores de pesquisas. Aos poucos a qualidade do curso passou a ser reconhecida em Curitiba e em outras regiões do estado do Paraná e Santa Catarina, principalmente, de onde procedem a maioria do candidatos a uma vaga no curso.

Com relação à pesquisa, a proposta de criação do Mestrado em Letras da Uniandrade também considerou a necessidade de expansão interna e externa das pesquisas que estavam sendo desenvolvidas na Instituição. Neste sentido, deve-se destacar que a política institucional relativa à pós-graduação implementada nos últimos anos por meio da contratação de professores qualificados, do fortalecimento da biblioteca, dos laboratórios e da infraestrutura, preparou o terreno para viabilizar as pesquisas em nível mais avançado. Desde sua idealização, além do enfoque no desenvolvimento da pesquisa e do pesquisador, o projeto de Mestrado visou o aprofundamento da capacidade crítica e a expansão do instrumental teórico dos acadêmicos, fornecendo, assim, subsídios para um desenvolvimento intelectual mais sólido para profissionais em Letras e áreas afins, tendo em vista duas outras finalidades prioritárias: a preparação adequada de mestres para a atuação no magistério superior e o aprofundamento da capacidade de leitura crítica dos mesmos, em sintonia com as discussões do mundo contemporâneo.

As atividades do Mestrado voltaram-se para o papel das principais linhagens e correntes da crítica e da teoria literária, enfocando a literatura brasileira e estrangeira, a literatura e suas ligações com a história, a filosofia, a política, reforçando o matiz social e ampliando o espaço artístico da literatura. Além disso, o curso foi fundamentado a partir de uma ampla gama de entrecruzamentos de linguagens, que caracteriza a discussão atual acerca da teoria literária. Sendo assim, o curso oferece um leque de abordagens teóricas que, partindo dos estudos literários, perpassará as mais atualizadas discussões em torno da crítica cultural e outras versões do culturalismo decorrentes de abordagens interligadas à pós-modernidade. Ou seja, objetivava-se debater, por meio das disciplinas ofertadas e das pesquisas, as diversas possibilidades de abordagens literárias e suas relações com a cultura, com a história, com outras artes e com a própria teoria, seja em suas abordagens tradicionais ou formuladas nas últimas décadas.

Portanto, pretendeu-se, a partir de uma ampla visão do fenômeno literário, oferecer aos mestrandos um leque de conhecimentos, informações e ferramentas de pesquisas, com padrão de qualidade comparável aos cursos de mestrado recomendados do país. Para realizar essa tarefa, seriam analisados textos literários contemporâneos ao lado de leituras teóricas específicas. Procurando estabelecer pontes entre as diversas teorias e práticas sociais, o corpo docente deste curso enfatizou, desde seu início, as relações entre os artefatos literários e culturais, e a sociedade com suas diversificadas facetas culturais. Nesse sentido, pretendeu-se oferecer aos alunos uma ampla abordagem dos efeitos do mercado e da industrialização nos meios culturais, cujos enfoques possibilitassem a definição, com propriedade e justificativa, do papel e do lugar da produção e recepção literárias contemporâneas.

 

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