Corpo Docente e Disciplinas

Corpo Docente e Disciplinas

Docente: ANGELA MARIA RUBEL FANINI (Currículo Lattes)

Minicurrículo: Possui graduação em Letras/ Português/ Inglês pela UFPR (1987), mestrado em Letras pela UFPR (1991), doutorado em Teoria da Literatura pela UFSC (2003). Concluiu estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro, Portugal, como membro da Linha de pesquisa Representações de Portugal nas Literaturas Estrangeiras e do Estrangeiro na Literatura Portuguesa & quot, 2009. Atua no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da UTFPR, Programa Interdisciplinar na área de Ciências Humanas, na Linha de Pesquisa Tecnologia e Trabalho – TT, e também no Programa de Letras em Teoria da Literatura no Centro Universitário Campos de Andrade – UNIANDRADE, investigando como ocorrem as formalizações discursivas da tecnologia, do trabalho e da subjetividade do trabalhador em textos literários, de Comunicação, de História, do Direito, da Publicidade e outros, com fundamentação na análise dialógica do discurso e na análise de discurso foucaultiana. A pesquisa acolhe projetos interdisciplinares, sobretudo na área de Letras e de Ciências Humanas. Atua no grupo de Pesquisa Estudos Bakhtinianos da Anpoll. Faz parte também do Núcleo de Estudos da Técnica – NET, da PUC-PR. É bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Disciplinas

Poéticas e políticas afro-americanas

Passagens da modernidade

Linguagens da alteridade

Tópicos de leitura II

 

Docente: ANNA STEGH CAMATI (Currículo Lattes)

Minicurrículo: Possui Graduação em Licenciatura em Letras Anglo-Germânicas pela Universidade Federal do Paraná (1965), Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Paraná (1978), Doutorado em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte Americana pela Universidade de São Paulo (1987), e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lecionou na Universidade Federal do Paraná até 1996. Atualmente é Professor Titular do Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Atua em pesquisa, orientação e docência na Área de Letras, na Graduação, Especialização e Mestrado em Teoria Literária, com ênfase em Dramaturgia e Teatro, principalmente nos seguintes temas: apropriações/ adaptações de Shakespeare, linguagens cênicas e fílmicas, dramaturgias contemporâneas e teatro pós-dramático.

Disciplinas

Teorias do teatro

Poéticas da reciclagem

Poéticas da cena contemporânea

Tópicos de leitura I

 

Docente: BRUNILDA TEMPEL REICHMANN (Currículo Lattes)

Minicurrículo: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrado em Letras pela University of Nebraska at Omaha (UNO) doutorado em Letras pela University of Nebraska in Lincoln (UNL) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Graduate Assistant no curso de Letras da UNO; Professora de Literatura da Washburn University em Kansas e Professora Titular da UFPR. Atualmente é professora do Mestrado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade, PR. Tem experiência na área de Literaturas de Língua Inglesa e Literatura Comparada, com ênfase em estudos intermidiáticos, trabalhando principalmente com narrativa ficcional e fílmica.

Disciplinas

Teorias da narrativa

Estudos de Intermidialidade

Metodologia da pesquisa acadêmica

Tópicos de leitura III

 

Docente: CÉLIA ARNS DE MIRANDA (Currículo Lattes)

Minicurrículo:  Possui graduação em Licenciatura em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Paraná (1975), Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Paraná (1979), Doutorado em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana pela Universidade de São Paulo (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é Professora Titular (aposentada) da Universidade Federal do Paraná. Atua como professor Sênior no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR e como Professora Titular no Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas (Graduação) e na linha de pesquisa Literatura e outras linguagens, atuando principalmente nas seguintes abordagens: W. Shakespeare, literaturas de língua inglesa, recodificação moderna das peças shakespearianas, crítica teatral, teorias do teatro, estudos intermidiáticos, linguagens cênicas.

Disciplinas

Imagem e literatura

Teorias do teatro

Estudos de intermidialidade

Poéticas da reciclagem

 

Docente: EDSON RIBEIRO DA SILVA (Currículo Lattes)

Minicurrículo: Doutor em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Possui graduação em Letras (1993) e especialização em Língua Portuguesa e Literatura (1998) pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul. Atualmente é professor de línguas portuguesa e inglesa na rede pública estadual de ensino, professor de teoria da literatura no curso de mestrado da Uniandrade, em Curitiba, e também de leitura e produção de textos no curso de letras da mesma universidade. Trabalha em escola particular de apoio escolar e de cursos preparatórios. Possui experiência na área de Letras, com ênfase tanto na área de linguística quanto na de literatura Artista plástico, trabalha com pintura e escultura. Escritor com contos publicados. Atua principalmente nas seguintes áreas: língua portuguesa, literatura brasileira, conto, análise do discurso, semiótica e teoria da literatura.

Disciplinas

Escritas de si – autoficção

Teoria e estudos literários

Escrita criativa I

Escrita criativa II

 

Docente: GREICY PINTO BELLIN (Currículo Lattes)

Minicurrículo: Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atuou como professora de língua inglesa no Centro de Línguas da UFPR e como professora temporária de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ministrando aulas para o ensino médio e superior. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura brasileira, portuguesa e norte-americana do século XIX, com especial foco nas obras de Machado de Assis, Edgar Allan Poe e Camilo Castelo Branco, além dos estudos feministas e de gênero, temas aos quais toda a sua produção acadêmica se encontra vinculada. É mestre (2010) e doutora em Estudos Literários pela UFPR (2015), com pesquisa sobre as relações de confluência entre Machado, Poe e Baudelaire. Esteve recentemente vinculada ao Programa Nacional de Apoio à Tradução, financiado pela Fundação Biblioteca Nacional, tendo publicado, pela editora norte-americana New London Librarium, a coletânea Miss Dollar: early stories by Machado de Assis em junho de 2016. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR, conduzindo uma pesquisa pós-doutoral a respeito do uso da paródia nas obras de Machado de Assis e Camilo Castelo Branco. É professora titular do Mestrado em Teoria Literária da UNIANDRADE.

Disciplinas

Estudos de gênero

Imagem e literatura

Metodologia da pesquisa acadêmica

Tópicos de leitura II

 

Docente: LUIZ ROBERTO ZANOTTI (Currículo Lattes)

Minicurrículo: Professor do Programa de pós-gradução em Letras da Uniandrade. Pós-doutor em literatura comparada pela UFMG. Pós- Doutor em Bioética pela UMSA, Doutor em Literatura pela UFPR (2012), Mestre em Teoria Literária pela Uniandrade, possui a seguinte formação acadêmica: graduação em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Administração pela PUC-SP, graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2006), especialização em Literatura Dramática pela UTFPR (2007) e especialização em Psicanálise Clínica pela Faculdade Dom Bosco (2007). Atualmente faz parte dos seguintes projetos: Poéticas da ruptura: linguagens dramáticas e cênicas do contemporâneo (Uniandrade); Intermídia: Estudos sobre a Intermidialidade (UFMG); Cesh (Centro de Estudos shakespereanos); Dramaturgia, tradição e contemporaneidade da Abrace; e Grupo de Estudo Literatura e outras artes (UFPR). Na área artística atua como diretor teatral, dramaturgo, compositor e escritor. Organizador do Salão Nacional de Poesia Campoesia e membro efetivo da Academia Campolarguense de Letras.

Disciplinas

Crítica cultural

Passagens da modernidade

Teorias da poesia

Poéticas da cena contemporânea

 

Docente: MAIL MARQUES DE AZEVEDO (Currículo Lattes)

Minicurrículo: Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1973), graduação em Curso Superior de Música Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1956), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1984) e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (1999). Professora da Universidade Federal do Paraná de 1988 a 2007, faz parte atualmente do corpo docente da UNIANDRADE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura de minorias, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros autobiográficos, literatura afro-americana.e literatura pós-colonial.

Disciplinas

Linguagens da alteridade

Políticas e poéticas afro-americanas

Escritas de si – autoficção

Poéticas da reciclagem

 

Docente: OTTO LEOPOLDO WINCK (Curriculo Lattes)

Minicurrículo: É doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná, onde também atuou como professor substituto por dois anos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura Brasileira. É escritor; autor do romance Jaboc, vencedor do Prêmio Nacional de Academia de Letras da Bahia de Romance 2005, lançado em 2006 pela editora Garamond. Tem ministrado diversas oficinas de criação literária, círculos de leitura e laboratórios de formação de mediadores de leitura.

Disciplinas

Escrita criativa I

Passagens da modernidade

Tópicos de leitura I

Tópicos de leitura II

 

Docente: PAULO HENRIQUE DA CRUZ SANDRINI (Currículo Lattes)

Minicurrículo: Graduado em Desenho Industrial – Programação Visual pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2013). Sua dissertação de mestrado, na área dos Estudo Culturais, aborda a literatura contemporânea brasileira, em uma análise estético-sociológica do romance “Eles eram muitos cavalos”, de Luiz Ruffato. No doutorado, sua tese teve por tema a literatura do final do século XX na América Latina – um estudo centrado no escritor mexicano David Toscana e nos movimentos literários McOndo (Chile) e El Crack (México). É autor de nove livros, entre eles “O estranho hábito de dormir em pé” (contos), “O rei era assim” (romance curto), “Exposição das tripas” (obra experimental que se situa entre a poesia e a prosa), “Osculum obscenum” (romance curto), “David Toscana entre McOndo e El Crack – diálogos e divergências com a literatura latino-americana do século XX (história e crítica), “Balido do branco” (romance) e “Peixes coloridos de alto-mar (romance). Participou de coletâneas no Brasil e no exterior (Argentina, México e Peru), entre elas “Contos cruéis – as narrativas mais violentas da literatura brasileira contemporânea), “Futuro Presente” e “Geração Zero Zero – fricções em rede” (coletânea que teve por critério gerar uma painel dos autores mais expressivos surgidos no início do século XXI, no Brasil). Paulo Sandrini é ministrante de palestras e de oficinas de criação literária desde 2007. Foi curador de eventos literários como “Expressões pan-americanas”, “Interseções”, “Dalton para todos”, “Nova cartografia” e “Curitiba literária”. É pesquisador na área dos Estudos Culturais, ministrando disciplinas sobre literatura latino-americana, linguagens da alteridade e teoria bakhtiniana – dentro do programa de Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade. Atuou também como publicitário e atualmente é editor e diretor de arte da Kafka Edições. Até 2018 lecionou disciplinas para cursos de graduação em Design e Publicidade e Propaganda no UniBrasil, onde foi professor pesquisador nas áreas de design editorial e tipografia. Faz parte do GT Teoria literária e crítica cultural (mestrado Uniandrade) do qual é vice-líder.

Disciplinas

Escrita criativa II

Tópicos de leitura II

Tópicos de leitura III

Linguagens da alteridade

 

Docente: SIGRID PAULA MARIA LANGE SCHERRER RENAUX (Currículo Lattes)

Minicurrículo: Licenciada em Letras Neo Latinas (Universidade Estadual de Ponta Grossa ,1959), licenciada em Letras Anglo Germânicas (Pontifícia Universidade Católica do Paraná ,1963), mestre em Estudos Anglo Americanos (Universidade de São Paulo,1974), doutor em Língua Inglesa e Literatura Inglesa e Norte-Americana (Universidade de São Paulo,1978) e pós-doutor em Literatura Inglesa e Norte-Americana (Universidade de Chicago, 1984). Professora titular de Literaturas de Língua Inglesa da Universidade Federal do Paraná (aposentada). Atualmente é professora titular do Centro Universitário Campos de Andrade (graduação, especialização e Mestrado em Teoria Literária). Linhas de pesquisa: Literaturas de Língua Inglesa; ficção e poesia contemporâneos. Teoria Literária: poéticas da contemporaneidade, intertextualidade.

Disciplinas

Teorias da poesia

Poéticas da modernidade

Estudos de intermidialidade

Tópicos de leitura III

 

Docente: VERÔNICA DANIEL KOBS (Currículo Lattes)

Minicurrículo: Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2009). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2000). Licenciada em Letras Português-Latim pela Universidade Federal do Paraná (1997). Professora do Curso de Mestrado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade. Coordenadora do Curso de Mestrado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade. Professora do Curso de Graduação de Letras da FACEL e da FAE. Consultora de língua portuguesa e linguagens da RPC TV e da Ó TV. Membro de grupos de pesquisa credenciados junto ao CNPq. Autora de diversos artigos sobre Literatura e Estudos Interartes. Autora de livros didáticos de Língua Portuguesa publicados pela editora Iesde Brasil S. A. Atualmente, desenvolve trabalhos que abrangem as áreas de Literatura, Cinema e Pintura, enfocando as relações entre palavra e imagem e as questões de identidade e alteridade.

Disciplinas

Imagem e literatura

Literatura e tecnologia digital

Crítica cultural

Teoria e Estudos literários

 

Requisitos para credenciamento docente

compartilhar