O Futuro da Psicologia como Ciência e Profissão

Autor(a):

O psicólogo Thales Vianna Coutinho, mestre e doutorando em medicina molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais participou de um debate organizado pelo professor Thiago Perez Bernardes de Moraes com as turmas do 9º e 10º períodos em psicologia da Uniandrade.

O tema do debate foi “O Futuro da Psicologia como Ciência e Profissão”, onde o professor Thales expôs uma visão bastante heurística sobre a psicologia contemporânea e os desafios e oportunidades que estão envolvidos no futuro da psicologia.

Dentre os temas debatidos o que se destacou foi a questão do atendimento “à distância” em psicologia. Thales também falou sobre a estruturação de grades de cursos de bacharelado em psicologia no Brasil, apontando os principais déficits presentes nas grades comuns e as tendências contemporâneas que estão ganhando mais clareza. Dentro desse mesmo tema, apresentou possíveis visões relativas ao ensino a distância de psicologia no Brasil.

No que se refere as tendências que Thales destaca como “emergentes” em psicologia, destaca-se a área de atuação do “cyber psicólogo” ou “psicólogo virtual”, além de outros campos mais tradicionais em psicologia, como a psicologia evolucionista, a genética do comportamento e a neurociência.

O professor também destaca a importância de se investir na área de psicologia social considerando esta como uma disciplina base para a compreensão das demais escolas do pensamento. Seguindo a mesma linha, enfatizou a necessidade dos psicólogos investirem em formação continuada ao longo da vida, a fim de “não ficarem para trás” no que diz respeito às atualidades da psicologia.

Ainda no que diz respeito à atuação profissional dos psicólogos do futuro (e do presente), Thales sublinhou a existência de campos diversos fora do “escopo tradicional”, como por exemplo, a atuação do psicólogo em diferentes setores da indústria cultural, ou ainda, no campo de tomadas de decisões em políticas públicas, dentre muitos outros.

Os professores Thales e Thiago também falaram sobre o projeto de pesquisa em psicologia política que estão desenvolvendo, que visa explorar a cognição política dos brasileiros. Apesar de expor uma argumentação crítica, Thales se mostra bastante otimista, pontuando que de maneira geral a psicologia é (e será) um dos empreendimentos humanos que mais ganhará oportunidades para se tornar mais robusta e madura.

Confira algumas imagens

#insta
This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for uniandradeoficial needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

#facebook
Uniandrade © 2019