Arquitetura e Urbanismo participam do Índice de Caminhabilidade em Curitiba

Autor(a):

A coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Beatriz Lemos de Almeida, juntamente com três alunas do seu curso, Keila Kaminski, Débora Oliveira e Alicia Forte, participaram no dia 13 de março de 2019 da reunião inicial para realizar o Índice de Caminhabilidade em Curitiba, no Centro Politécnico. Esse projeto será um trabalho realizado por meio da coordenação conjunta do Observatório do Espaço Público e do Fórum de Mobilidade Ativa, para cumprir a agenda proposta pela campanha da Mobilize.org “Calçadas do Brasil”.

A pesquisa será realizada através de análise streetscape. A intenção é avaliar a caminhabilidade das cidades brasileiras, fotografando os locais e atribuindo notas de 0 a 10 a cada um dos quesitos avaliados. A proposta é avaliar as condições para circulação dos pedestres nas cidades, especialmente as imediações de edifícios e outros equipamentos mantidos pelo poder público.

Segundo a Mobilize.org, pedestres são o elo mais frágil da cadeia de mobilidade urbana, especialmente idosos, crianças e pessoas com alguma restrição física. Logo, somos todos pedestres, ao menos uma vez por dia.

Dados do IBGE ainda revelam que 1/3 das viagens urbanas diárias é feito a pé, em geral pequenos trajetos, até a escola, a creche, o mercado, mas também viagens longas, de vários quilômetros, até o local de trabalho. Sendo assim, justifica-se a importância dessa pesquisa em mobilidade urbana. Parabéns aos envolvidos!

 

#insta
This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for uniandradeoficial needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

#facebook
Uniandrade © 2019