Professor Engenheiro Agrônomo da Uniandrade fala sobre a importância do solo

Autor(a):

Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado no dia 15 de abril, convidamos o professor Dr. Klaus Dieter Sautter, Engenheiro Agrônomo e docente da Uniandrade do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, para uma conversa sobre a importância do solo ao ser humano e a origem da data comemorativa.

Segundo o professor Klaus, o solo é a camada mais externa da superfície de nosso Planeta. É considerado um ecossistema natural e dinâmico e possui uma complexa rede de relações entre suas propriedades físicas, químicas e biológicas. Por meio do solo a vida no Planeta Terra se permite a partir do armazenamento e fornecimento de água e nutrientes para toda a cadeia alimentar. Logo, esse processo é fundamental ao ser humano, como produção de alimentos, por exemplo.

O docente explica que, apesar da ressalva em cuidar do ecossistema, a prática de jogar lixo, produtos tóxicos, realizar plantios de qualquer maneira sem os mínimos cuidados e outras ações degradadoras da natureza podem acabar com nossos solos. Por isso o dia 15 de abril foi instituído, por meio do Decreto n° 7876 de 1989, como o Dia Nacional de Conservação do Solo. A data, conforme explica o professor Klaus, foi uma homenagem ao norte-americano Hugh Bennett, pioneiro na Conservação de Solos no mundo.

Por fim, o engenheiro agrônomo ainda ressalta que, sem o solo, não é possível a vida no Planeta. Portanto, é mais do que lição, é dever de todo ser humano fiscalizar, cuidar e contribuir na conservação do solo para garantir a existência de atuais e futuras gerações.

#insta
#facebook
Uniandrade © 2019