Professora Dra. Greicy Pinto Bellin participa do I Encontro Recepção Contemporânea de Machado de Assis: 180 anos

Autor(a):

Entre os dias 04 e 07 de novembro de 2019 aconteceu o I Encontro Recepção Contemporânea de Machado de Assis: 180 anos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O encontro foi coordenado pelos professores Andréa Sirihal Werkema e João Cezar de Castro Rocha. Uma das palestrantes convidadas foi a Profa. Dra. Greicy Pinto Bellin, professora do Mestrado em Teoria Literária e da graduação em Letras Português/Inglês da Uniandrade.

A palestra da professora Greicy, que foi assistida por especialistas em Machado de Assis, tratou do pan-americanismo na obra do escritor, tema bem pouco explorado por sua fortuna crítica, que tende a concentrar mais atenção no diálogo que Machado estabelece com escritores ingleses e franceses. A professora acredita que Machado possuía, a seu tempo e à sua maneira, uma consciência pan-americana, no sentido de que acreditava que todos as literaturas que enfrentavam a dependência literária deveriam encontrar sua autonomia. A palestra foi proferida em mesa-redonda composta pela professora e pelos pesquisadores Ronaldes de Melo e Souza (UFRJ) e Eduardo de Assis Duarte (UFMG).

O evento faz parte da comemoração dos 180 anos do nascimento de Machado, escritor homenageado no XI Seminário de Pesquisa – III Seminário de Dissertações em Andamento – Semana de Iniciação Científica de Letras, realizado na Uniandrade entre os dias 18 e 20 de setembro de 2019, organizado pela Profa. Greicy. Um dos palestrantes convidados deste evento foi João Cezar de Castro Rocha, organizador do Encontro Recepção Contemporânea de Machado de Assis, o que caracteriza a formação de uma parceria relevante envolvendo a Uniandrade e a UERJ para o estudo e a pesquisa da obra de Machado, considerada de grande importância para a literatura brasileira.

A professora Greicy esteve no Rio de Janeiro em outubro de 2019, ministrando duas palestras, uma na UFRJ sobre recepção de Edgar Allan Poe no Brasil, e outra na casa Dirce Cortes Riedel sobre a presença de Hamlet em Machado. O Encontro  de novembro foi considerado um dos maiores eventos já realizados sobre a obra de Machado de Assis em uma universidade brasileira, ratificando a importância do escritor e a relevância de se explorar novos campos de investigação e pesquisa no âmbito de sua obra.

Conheça o nosso Mestrado em Teoria Literária!

#insta
This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for uniandradeoficial needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

#facebook
Uniandrade © 2019