A APARIÇÃO DO FANTÁSTICO EM GUY DE MAUPASSANT

Autores

  • Rogério Caetano de Almeida UTFPR/Curitiba
  • Fernanda Korovsky Moura

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v15i2.679

Resumo

Acontecimentos que são impossíveis de serem explicados pelas leis do nosso mundo são, de acordo com Tzvetan Todorov, o coeur du fantastique. Um dos grandes representantes da literatura fantástica do século XIX, o escritor e poeta francês Guy de Maupassant, explora em seu conto “Aparição” uma situação sobrenatural que causa no leitor uma sombria hesitação com relação ao que é real e o que é fantástico. O termo sobrenatural, no entanto, não é suficiente para definir a vasta produção literária deste gênero durante os últimos dois séculos. A partir dessa problemática, Todorov nos apresenta outros dois gêneros, muito próximos ao fantástico, que nos auxiliam a melhor classificar estes textos: o maravilhoso e o estranho. O fantástico encontra-se justamente no limite entre esses dois gêneros. Propomos, então, uma análise mais profunda do conto de Maupassant para verificar se ele se encaixa nesta nova classificação ou se ele é realmente um conto fantástico puro.

Palavras-chave: Literatura fantástica. Estranho. Guy de Maupassant.

Biografia do Autor

Rogério Caetano de Almeida, UTFPR/Curitiba

Professor de Literatura Brasileira do DALIC (Departamento de Linguagem e Comunicação) e do PPGEL (Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens).

Fernanda Korovsky Moura

Graduação em Letras Português/Inglês pela UTFPR. Mestrado em Estudos Literários pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Research Master na Universiteit Leiden (Leiden University).

Referências

CESAROTTO, O. A estética do medo. In: LOVECRAFT, H. P. O horror sobrenatural em literatura. São Paulo: Iluminuras, 2008.

CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Trad. Raul de Sá Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2012.

FREUD, S. O estranho. In: _____. Obras completas, ESB, v. XVII. Rio de Janeiro: Imago Editora. 1996.

LOVECRAFT, H. P. O horror sobrenatural em literatura. Trad. Celso M. Paciornik. São Paulo: Iluminuras, 2008.

MAUPASSANT, G. de. Contos fantásticos: O horla & outras histórias. Trad. José Thomaz Brum.Trad. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2011.

THIBAUDET, A. Histoire de la littérature française. Paris: CNRS Éditions, 2007.

TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Trad. Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Editora Perspectiva, 2012.

DOI: 10.5935/1679-5520.20170018

Downloads

Publicado

2017-10-21