PARTICULARIDADES DA AVAREZA EM O AVARENTO, DE MOLIÈRE

Autores

  • Maricélia Nunes dos Santos Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v15i2.766

Resumo

Este texto consiste no estudo da comédia O avarento, de Molière, considerando-se o diálogo que a construção da personagem avarenta na referida peça estabelece com outras personagens do tipo. Adotam-se como fundamentação teórica os estudos de Bakhtin (1999) acerca do riso, além de outros aportes teóricos e críticos de valia para o entendimento das especificidades da produção artística de Molière.

Palavras-chave: Personagem avarenta. Cômico. Molière.

 

Biografia do Autor

Maricélia Nunes dos Santos, Unioeste

Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UNIOESTE (2016). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UNIOESTE (2014). Graduada em Letras (Português/Espanhol) pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011). Docente de Língua Espanhola, Cultura e Literatura de Língua Espanhola na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Membro do Grupo de pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens.

Referências

ADRADOS, F. R. La comedia aristofánica. In: ARISTÓFANES. Las avispas. La paz. Las aves. Lisístrata. Madrid: Editora Nacional, 1981.

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi. 4. ed. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora da UnB, 1999.

BERGSON, H. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.

FREITAS FILHO, J.F.M. de. De avareza e avarentos: o tema da sovinice em Plauto, Molière e Suassuna. Moringa: artes do espetáculo, João Pessoa, PB, v. 3, n. 2, jul. /dez. 2012.

MOLIÈRE, J. B. P. O avarento. O senhor de Pourceaugnac. Tradução de António Manuel Couto Viana. Lisboa: Editorial Verbo, 1971.

PLAUTO. Aulularia. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1967.

PRADO, Décio de Almeida. A personagem no teatro. In: CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1985.

SUASSUNA, Ariano. O santo e a porca. O casamento suspeitoso. 3. ed. Ilustração de Zélia Suassuna. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.

DOI: 10.5935/1679-5520.20170020

Downloads

Publicado

2017-10-21