PURGATÓRIO: A FOTOGRAFIA COMO ESPECTRO E TESTEMUNHO NO ROMANCE DE TOMÁS ELOY MARTÍNEZ

Autores

  • Anuschka Reichmann Lemos

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v15i2.861

Resumo

O romance Purgatório (2009), de Tomás Eloy Martínez, romancista e jornalista argentino, apresenta em sua narrativa um diálogo com vários outros textos, assim como filmes, músicas, mapas, programas televisivos e fotografias. A proposta deste artigo é investigar o papel das imagens fotográficas como elementos de cena e /ou camadas de significado acrescidas à narrativa. Para tanto, selecionamos algumas das imagens descritas no romance e, a partir de teóricos da fotografia, como Arlindo Machado e Boris Kossoy, buscamos rastrear o trajeto da fotografia como espectro ou testemunho, no mapeamento de personagens feridas ou desaparecidas durante a Ditadura Militar na Argentina, de 1976 a 1983.

Palavras-chave: Romance latino-americano; fotografia; espectro; testemunho.

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DOI: 10.5935/1679-5520.20170022

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Publicado

2017-10-21