PURGATÓRIO: A FOTOGRAFIA COMO ESPECTRO E TESTEMUNHO NO ROMANCE DE TOMÁS ELOY MARTÍNEZ
DOI:
https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v15i2.861Resumo
O romance Purgatório (2009), de Tomás Eloy Martínez, romancista e jornalista argentino, apresenta em sua narrativa um diálogo com vários outros textos, assim como filmes, músicas, mapas, programas televisivos e fotografias. A proposta deste artigo é investigar o papel das imagens fotográficas como elementos de cena e /ou camadas de significado acrescidas à narrativa. Para tanto, selecionamos algumas das imagens descritas no romance e, a partir de teóricos da fotografia, como Arlindo Machado e Boris Kossoy, buscamos rastrear o trajeto da fotografia como espectro ou testemunho, no mapeamento de personagens feridas ou desaparecidas durante a Ditadura Militar na Argentina, de 1976 a 1983.
Palavras-chave: Romance latino-americano; fotografia; espectro; testemunho.
Referências
CAVIGLIA, Mariana. Dictadura, vida cotidiana y clases medias – Una sociedad fracturada. Buenos Aires: Prometeo libros, 2006.
CENTRO DE documentación histórica Luna Park. Disponível em: https://historialunapark.com/ii-archivo/5-decada-1973-1982/44-1976/. Acesso em: 24/05/2017.
HUTCHEON, L. Narcissistic narrative: the metaficcional paradox. London: Methuen, 1984.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.
_______. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
_______. Os tempos da fotografia. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.
KUNDERA, Milan. The art of the novel. New York: Groove, 1988.
LEMOS, Anuschka Reichmann. Um mergulho no abismo: estratégias comunicacionais da imagem fotográfica. Curitiba: UTP, 2007
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MARTÍNEZ, Tomás Eloy. Purgatório. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MURFIN, Ross C. (Ed.). Joseph Conrad Heart of Darkness: A Case Study in Contemporary Criticism. New York: St. Martin's Press, 1989.
RAJEWSKY, Irina O. “Intermidialidade, intertextualidade e ‘remediação’: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade”. Trad. Thaïs F. N. Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis. In: DINIZ, Thaïs F. N. (Org.) Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012, p. 15-45.
TARINGA!. Disponível em: http://www.taringa.net/posts/info/18208352/La-gran-estafa-24-horas-por-Malvinas-1982.html Acesso em: 24/05/2017.
DOI: 10.5935/1679-5520.20170022
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Licença Creative Commons Attribution 3.0
A revista permitirá que os autores retenham os direitos autorais e de publicação de seus artigos sem restrições.