Saiba mais sobre a praticidade do ensino a distância

Pesquisas têm evidenciado um aumento no público que opta pelo ensino a distância, seja na graduação ou na pós-graduação. Existem algumas razões para isso e uma delas diz respeito à maior praticidade da modalidade. Em muitos casos, torna-se inviável encaixar uma faculdade presencial em uma rotina que já equilibra: trabalho, contas a pagar e, muitas vezes, filhos.

Não à toa, dados de uma pesquisa divulgada pelo MEC nos mostram que o perfil do EaD é de um público um pouco mais maduro, com maioria acima dos 30 anos (em torno de 66%), que já está no mercado de trabalho (85%) e contribui ou é responsável pelas contas da casa. Assim, já tem afazeres demais para deslocar-se diariamente até uma instituição de ensino.

Vanessa de Luccas Wespthal, nossa aluna na Pós a distância, encaixa-se neste perfil. Ela escolheu o curso Educação Inclusiva para dar continuidade aos estudos e ganhar aprofundamento na área da educação, em que atua há 30 anos. Sobre a modalidade eleita, ela explicou: “não tenho tempo e disponibilidade para me deslocar até a faculdade! Tenho filho pequeno e trabalho fora, não conseguiria conciliar”.

Com a rotina agitada, a EaD dá a flexibilidade de decidir sua própria rotina e horários para dedicar-se às aulas. Por isso, é preciso uma boa organização por parte do aluno para não perder nada! Para Vanessa, o segredo na hora de estudar é buscar um ambiente calmo, sem barulhos, fazer as anotações, ir e voltar nas aulas e não deixar de ler os textos complementares.

Seja para graduação ou educação continuada, sem dúvida a modalidade a distância pode trazer muita praticidade! Além da possibilidade de fazer o seu horário e estudar do seu jeito, os preços da modalidade são mais acessíveis.

Clique aqui para ler mais sobre a Pós em Educação Inclusiva – Ensino a Distância.