Utilização de Metodologias Ativas no ensino da Programação em JAVA

Os alunos que recebemos na Uniandrade fazem parte de uma geração extremamente dinâmica e criativa. Muitos deles vêm de um ensino médio desmotivador baseado no formato engessado das aulas expositivas, o que não lhes proporcionam desafios adequados para que possam explorar o seu potencial cognitivo.

Pensando nesse perfil de alunos, o Curso de Ciência da Computação dispõe de aulas teóricas dinâmicas e práticas educacionais que permitam aos estudantes ingressar nas diversas áreas da informática, por meio de soluções computacionais ligadas à Tecnologia da Informação.

No dia 17 de junho de 2019, sob orientação do professor Frederico Severo Miranda, os alunos do 2º e 3º período participaram de uma aula baseada em gamificação para o ensino da programação em JAVA.  A gamificação é a utilização de mecânicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar a aprendizado. Sendo assim, essa aula teve o objetivo de desafiar os alunos a fazer com que eles mesmos possam tornar-se protagonistas do seu conhecimento.

Como funcionou?

Foi elaborado um conjunto de exercícios para testar a habilidade dos alunos com os tópicos envolvidos. Para cada exercício correto, os participantes recebiam um balão com uma ficha dentro, ao qual concedia chocolates, bônus na disciplina ou nada (fichas-bomba). Quanto mais exercícios resolvidos sobre programação em JAVA, mais balões com fichas poderiam ser encontradas e maiores as chances de ganhar recompensas.

Com essa dinâmica, o professor garantiu uma experiência de aprendizagem significativa e com qualidade baseada nas Metodologias de Ensino. Além disso, os alunos afirmaram que a descontração durante o processo foi um diferencial nas aulas do Curso de Ciência da Computação.