Visita técnica de Psicologia na Unilehu promove a empregabilidade para PcD

Sob orientação da professora Edí Marise Barni, no dia 14 de maio de 2019, os acadêmicos do 2° e 3° períodos do Curso de Psicologia da Uniandrade participaram de uma visita técnica à Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana, localizada na Vila Izabel, em Curitiba/PR.

A proposta da visita faz parte da disciplina de Psicologia da Aprendizagem e teve como objetivo mostrar aos acadêmicos como buscar a empregabilidade da Pessoa com Deficiência (PcD), vista a importância de trabalhar a questão da inclusão na sua totalidade e a escolarização dessas pessoas.

A inclusão social de Pessoas com Deficiência é um direito respaldado no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n° 13.146/2015), que destina assegurar e promover em condições de igualdade “o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.” A pauta também preocupa a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e é tratada na Lei n° 8.213/1991, que determina às empresas exigências legais no preenchimento de cotas na contratação de PcD.

Pensando nisso, a visita técnica foi realizada na Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana porque a Instituição possui iniciativas sociais de inclusão de pessoas e grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por meio dos seus programas Mais Eficiência e Mais Aprendiz.

A proposta é qualificação profissional, educacional, cultural e esportiva por meio de parcerias estratégicas com empresas e outras entidades como a Uniandrade, além da viabilização do cumprimento da Lei de Cotas e o desenvolvimento da empregabilidade de PcD.

Sobre a visita, a professora Edí Marise argumenta que a atividade foi essencial aos acadêmicos de Psicologia, pois busca a relação da teoria com a prática, na qual o aluno tem a oportunidade de conhecer o passo a passo da empregabilidade e as questões legais, o que os deixaram muito motivados e sensibilizados.